-- ------ 8 horas de diferença horária e toda uma diferença de mentalidade em relação ao futebol (Parte 2) - Bom Futebol
Bom Futebol

8 horas de diferença horária e toda uma diferença de mentalidade em relação ao futebol (Parte 2)

8 horas de diferença horária e toda uma diferença de mentalidade em relação ao futebol (Parte 2)

Na primeira parte deste artigo eu enunciei por alto as principais diferenças culturais relativas e principais entraves ao desenvolvimento do futebol nesta “pequena” cidade da China na qual me encontro, Luochuan. Nesta sequela do artigo eu tratarei de enunciar o trabalho que estou a desenvolver actualmente e que tentarei desenvolver no futuro para fortalecer o desenvolvimento do futebol na minha escola e na comunidade.

 

Alterações na Escola

Neste sentido o primeiro ponto a mudar foi a desorganização com que abordam qualquer projecto e qualquer mudança. A já referida mudança (na primeira parte do artigo) dos horários das aulas por 3 vezes sem me consultar foi sem dúvida o ponto alto desta desorganização. Deste modo fui perentório em deixar claro que qualquer alteração ou decisão relativa ao futebol da escola teria de passar por mim e teria de ser planeada com antecedência tendo em conta os problemas que poderiam advir dessas mudanças. O horário irá sofrer novas alterações mas tendo em conta os níveis evolutivos de cada turma, de modo a não ter na mesma classe uma turma de 1st Graders e uma de 5th Graders, e estas alterações só ocorrerão para o segundo semestre.

Outra das propostas que já se encontra actualmente em curso será a de ter um campeonato inter-turmas para os alunos U10, WU10 (ambos 3rd Grade), U11, WU11 (ambos 4th Grades), U12, WU12 (ambos 5th Grades) e U13 (6th Grade). O qual apenas foi proposto após ter um calendário e regulamento definido e se iniciará ainda este semestre.

Isto fará com que os alunos aumentem a sua paixão por futebol, aprendam as regras, desenvolvam as suas capacidades em competição e ainda permite que alargue a minha prospecção de jogadores para as equipas de futebol da escola.

Num futuro próximo, ainda este ano lectivo, o objectivo será o de alargar também a competição aos alunos do 2nd Grade, sendo que num futuro a médio prazo, no próximo ano lectivo, o objectivo passará por alargar também a competição inter-turmas às turmas de 1st Grade e criar a competição para WU13.

No que concerne às equipas de futebol da escola, também já começámos com a realização de jogos treino, nomeadamente um jogo treino em futebol de 8 entre os nossos U12 e os U12 de outra escola da Cidade. Vencemos por 2-0 mas o principal objectivo foi o de perceber como os jogadores se comportam em jogo, as suas posições, as suas capacidades, qualidades e aspectos a melhorar e sobretudo providenciar-lhes um momento de competição, pois a competição é o melhor treino.

Estes momentos serão para continuar, não só com a equipa de U12 mas também com a equipa de U10 e WU12. Futuramente tentar alargar também às equipas de 1st e 2nd Grade. No entanto estes jogos treinos serão sempre algo difícil de arranjar, uma vez que apenas existem 4 Primary Schools na Cidade e as que existem no County muitas das vezes ficam a mais de 80km.

Outro dos projectos que também já se encontra em curso é o treino semanal de guarda-redes. Posição que estava completamente descurada no que concerne a treino específico e que agora apresenta um momento semanal de evolução específica da posição para todos os guarda-redes desde a 2nd Grade aos U12.

Num futuro próximo, o passo seguinte será o de apresentar um modelo de jogador pretendido, com as características que se pretendem ver trabalhadas e evoluídas nos jogadores desde a 1st Grade, o modelo de jogo pretendido para toda a formação de modo a todos os escalões trabalharem no mesmo sentido e a criação de uma base de exercícios a facultar aos professores e treinadores de futebol da escola.

Para terminar as iniciativas escolares, e tendo em vista aumentar a paixão pelo futebol ao mesmo tempo que vão jogando mais e com isto tendo mais tempo de prática competitiva, está a ser programado para as férias escolares, primeiramente entre os semestres escolares, o Spring Break, momentos de prática de futebol, nomeadamente o famoso em Portugal “Roda e bota fora”. Não será fácil pois muitos dos alunos da escola são de fora da Cidade, mas queremos perceber também se é uma iniciativa a manter em todas as férias, uma vez que normalmente no período de férias os pais colocam os filhos em institutos privados para continuarem a estudar e estes continuam sem disponibilidade para brincar e jogar.

Formação de Profissionais

Outras das iniciativas que estão já a ser postas em prática passa pela formação dos professores de educação física e treinadores de futebol, não só da minha escola mas também de todas as escolas do County, tendo já feito uma palestra de um dia com uma parte teórica e outra prática relativa ao tema das aulas de Educação Física. Neste aspecto estão previstas a realização de uma palestra mensal para o ensino de professores de educação física e treinadores de futebol das escolas.

LuoChuan Football Association

Noutra perspectiva, uma vez que o desenvolvimento do futebol a nível interino, mesmo com alguns contratempos, está a decorrer de uma forma bastante aprazível, temos de pensar que a evolução dos nossos jogadores decorrerá de uma forma muito mais rápida se a qualidade dos adversários também for superior. Neste aspecto pretendo também intervir junto da Football Association para a criação de iniciativas de melhoramento do futebol em todo o County.

Deste modo, após conversa com o Vice-Director com o pelouro do Desporto no County, já sugeri a realização de campeonatos inter-escolares com jogos semanais para os escalões de U12, U10 e WU12 primeiramente, depois com o objectivo de alargar aos restantes escalões, desde 1st e 2nd Grades até à Middle School e High School. No entanto ainda estou à procura de uma maneira viável de realização dessa competição, uma vez que será praticamente impossível realizá-la aos fins-de-semana, terá de ser a um dia de semana que não coincida com o horário escolar. Sendo que muito provavelmente só poderão participar as equipas da Cidade uma vez que a maior parte das escolas do County se encontram distantes e a logística de deslocação não será fácil.

A criação de uma escola de futebol da Luochuan Football Association no Estádio de Luochuan também será uma prioridade de modo a permitir uma maior prática de futebol desde os U5 aos U19, com o mesmo modelo de jogador e modelo de jogo pretendidos.

Neste aspecto de formação também será proposto a criação de selecções do County com pequenos estágios/treinos de modo a reunir os melhores jogadores da Região e porventura realizar jogos contra outras Football Associations.

A formação de todo o tipo de agentes desportivos também deverá passar pela Football Association, definindo esta quais os valores que os treinadores devem apresentar no treino de jovens, formas de trabalhar e quais os modelos pretendidos para os jogadores, através de Cursos para PE Teachers, Cursos de Football Coaches, Cursos de Goalkeeper Coaches e Cursos de Referees.

A criação de uma competição para adultos também será uma das propostas, provavelmente num cenário de futebol de 5 ou 8, uma vez que será difícil arranjar ao início pessoal aficionado por futebol suficiente para criar equipas de futebol de 11.

A realização de torneios jovens no Estádio de Luochuan também será uma das prioridades, convidando outras Football Associations e academias de futebol para estes. Assim conseguir-se-á trazer mais pessoas para visitar a Cidade e terá o enorme benefício de poder trazer mais competição e competitividade às equipas e jogadores da Cidade.

Estas serão as alterações que se pretendem a curto-médio prazo de forma a desenvolver o futebol na Cidade e County de Luochuan. Mas sempre cautelosamente e com optimismo moderado, até porque no futebol assim como em tudo na vida, e principalmente aqui na China, “O que hoje é, amanhã pode já não o ser”.

Deixe o seu comentário

bomfutebol