-- ------ A importância de defender - Indo ao encontro da Ledman Liga Pro
Bom Futebol

A importância de defender – Indo ao encontro da Ledman Liga Pro

A importância de defender – Indo ao encontro da Ledman Liga Pro

Todos os analistas de futebol apontam os segredos e o caminho para o sucesso das equipas que habitam a Ledman Liga Pro. Já se disse que é necessário ter jogadores fortes fisicamente, outros apontam à inteligência e outros ainda à qualidade dos jogadores no ataque. São muitos os palpites já lançados.

 

1. A especificidade da Ledman Liga Pro (Segunda Liga Portuguesa)

Diz a regra que equipa que joga Bom Futebol está sempre mais próxima de vencer. Esta premissa mantém-se válida, mas na Segunda Liga, em específico, poderá ser insuficiente. Ora, nem sempre as equipas que jogam melhor futebol estão em lugares mais dianteiros da tabela classificativa. E esta edição da Ledman Liga Pro comprova esta ideia. A consistência defensiva tem sido um dos aspetos fundamentais para que as equipas consigam (ou não) subir de divisão. Mais do que marcar muitos, importa sofrer poucos e manter a consistência defensiva ao longo de toda a época. Basta olharmos para as últimas cinco edições da Ledman Liga Pro, à exceção da última, para percebermos isto.

Ledman Liga Pro com especificidades muito grandes comparativamente às restantes Ligas.

Imagem 1- A chave para o sucesso das equipas da Ledman Liga Pro tem sido colocar trancas à porta. Fonte: cdsantaclara.pt

 

2. Espetacularidade e pontuações obtidas em polos opostos

Há cerca de 2,47 golos por jogo, com a vantagem a pender para as equipas que jogam em casa. A chave para o sucesso passa, assim, por defender bem e só depois marcar. Só por aí conseguimos antever a estratégia de mais de 50% das equipas portuguesas participantes na Ledman Liga Pro.

Defender com muitos, atacar com poucos e apostar tudo nas transições, onde geralmente aparecem jogadores rápidos a decidir. Claro que existem algumas exceções à regra, mas são, ainda, muito escassas. Dizem os mais puristas e românticos que esta é uma visão pouco abrangente do jogo, que é um desrespeito pelos adeptos e para o espetáculo. Na hora de vencer, porém, pouco importa para a maioria dos treinadores. Falta, pois, que as equipas consigam perceber que o momento defensivo e o ofensivo estarão sempre interligados e que a ligação entre eles é que permitirá a evolução do jogo da equipa, a maturação da ideia de jogo implementada. Só aí é que poderemos ter uma Segunda Liga melhor. Uma Ledman Liga Pro que se torne competitiva ao nível do espetáculo oferecido.

Imagem 2- Académica melhorou substancialmente com Ricardo Soares e, a nível de golos marcados, é um oásis na Ledman Liga Pro. Para já, foi a única a passar a barreira das 4 dezenas (43). Fonte: abola.pt

 

Deixe o seu comentário

bomfutebol