-- ------ As escolhas de Fernando Santos - Defesa - Bom Futebol
Bom Futebol

As escolhas de Fernando Santos – Defesa

Portugal no Mundial Rússia 2018 - As escolhas de Fernando Santos - Defesa

As escolhas de Fernando Santos – Defesa

Estamos a cerca de oito meses do pontapé de saída do Campeonato do Mundo Rússia 2018, sobre o qual já nos debruçamos aqui há dias em termos de favoritos. Muito acontecerá até lá, entre lesões, momentos de forma, épocas melhor ou pior conseguidas por parte dos jogadores. Mas à data de hoje, é possível prever aqueles que estarão em cima da mesa de Fernando Santos quanto tiver que seleccionar os 23 que representarão Portugal no Mundial. Começamos, neste primeiro de três artigos, com o sector mais recuado.

Guarda-Redes

Na baliza o titular é indiscutível. Rui Patrício é dono e senhor das redes da Seleção Nacional há vários anos e só mesmo uma lesão impedirá de manter o lugar. Anthony Lopes, do Lyon, tem sido o seu suplente e é crível que continue a ser. A grande dúvida será sobre o terceiro guarda-redes. Beto, que foi para a Turquia jogar para tentar garantir um lugar, parece o mais provável escolhido, mas neste posto são várias as opções, de jogadores menos rodados, como José Sá ou Bruno Varela, a outros como Marafona (se conseguir reconquistar o lugar no Braga depois da grave lesão que sofreu), André Moreira, Miguel Silva, Joel Pereira, entre muitos outros.

Lateral Direita

Na defesa a escolha já não será tão fácil. Em particular no lado direito. Cedric e Nélson Semedo estão claramente na pole position, mas há ainda várias opções de enorme qualidade, como João Cancelo, também ele já várias vezes chamado e com excelente produção, Ricardo Pereira, dono e senhor do lugar no líder da Liga NOS. E numa opção muito remota poderiam ainda surgir os nomes de André Almeida e Ricardo Esgaio.

Lateral Esquerda

Na lateral contrária, as lesões são a grande interrogação para Fernando Santos. Raphael Guerreiro e Fábio Coentrão seriam, à partida, os dois escolhidos, porém, o jogador do Dortmund ainda nem sequer jogou esta temporada, enquanto o lateral do Sporting tem andado a ser gerido com pinças por Jorge Jesus para poder ir dando o seu contributo com regularidade, ainda que muitas vezes nem 90 minutos consiga jogar. Sobram Eliseu e Antunes, os dois que estiveram na convocatória dos últimos jogos que garantiram o apuramento de Portugal para o Mundial. O primeiro é suplente no Benfica, pelo que só nova lesão de Grimaldo poderá abrir as portas ao jogador dos encarnados. O segundo, titular no Getafe, será talvez o mais provável candidato em caso de impedimento dos dois prováveis chamados.

Defesas Centrais

Por fim, no centro da defesa, a escolha parece feita à cabeça e, mais uma vez, só uma lesão poderá mudar o cenário. Pepe, José Fonte, Bruno Alves e Neto são os escolhidos habituais e dificilmente deixarão de o ser, até porque as opções para o lugar são escassas. Edgar Ié, Ruben Vezo ou Ruben Dias surgem como opções super remotas e só mesmo uma lesão do quarteto habitual poderá abrir portas a um destes, ou aos ex-leões Paulo Oliveira ou Ruben Semedo, por exemplo.

Deixe o seu comentário

bomfutebol
Powered by Live Score & Live Score App