-- ------ Uma Aventura na China – Capítulo 24 - Bom Futebol
Bom Futebol

Uma Aventura na China – Capítulo 24

Uma Aventura na China – Capítulo 24

Neste vigésimo quarto capítulo da minha aventura na China, faço chegar até vós os relatos de mais uma semana de trabalho. Se nas aulas de Futebol em Educação Física e na equipa de futebol feminina, tudo está a correr bem, o mesmo não posso dizer da equipa de futebol masculina de 2009/2010.

Aulas de Futebol em Educação Física

As aulas de Futebol em Educação Física têm decorrido de uma forma positiva. Como uso muitos jogos lúdico-recreativos (apanhada, caça-bolas, etc.), adaptados ao contexto do futebol (sempre com a presença da bola), os alunos divertem-se mais, empenham-se mais e melhoram mais sem darem por isso.

Não será numa aula de meia hora, uma vez por semana, que fará destes alunos melhores jogadores de futebol. A ideia é realmente desenvolver o gosto pelo Futebol. E penso que esse objectivo está a ser largamente cumprido. Durante esta semana , numa conversa com o meu tradutor, que também é professor de Educação Física, confirmei o que já suspeitava. Há muitas mais crianças a brincarem com bolas de futebol nos horários de intervalo do que antigamente. E é comum ver rapazes e raparigas a jogarem juntos. Verdade que alguns ainda fazem da bola de futebol um pouco de bola de basquetebol, mas o aumento do número de alunos aos pontapés com uma bola de futebol no intervalo é um sinal de que há um maior interesse na modalidade.

É importante haver um incentivo dos professores e treinadores nas aulas de Educação Física e nas equipas de futebol. Mas mais importante é essa motivação para brincar/jogar futebol vir dos próprios alunos, que trazem as suas bolas de futebol de casa para jogarem nos intervalos, ou pedem a nós professores, bolas para brincarem. Esta vontade intrínseca para jogar/brincar o futebol será o grande motor de evolução das qualidades individuais e colectivas das equipas de futebol da escola e quem sabe futuramente na cidade.

Equipa Masculina 2009/2010 (1)

Se já no capítulo 23 não tinha saído satisfeito após o único treino da semana desta equipa, esta semana digo mesmo que terminei o único treino da semana completamente frustrado. Sim é verdade esta semana, só houve novamente um treino. Desta vez a razão para não ter existido o treino de terça-feira foi o facto de não ter tradutor disponível. É já a terceira semana seguida somente com um treino por semana.

Em relação ao treino em si, o objectivo era consolidar a aquisição táctica de como resolver situações de 2×2, tanto ofensivamente como defensivamente. Queria verificar se depois em situação de jogo reduzido conseguiriam colocar tal em prática. Mas não consegui chegar a esta última parte pois o início do treino foi atribulado.

Equipa Masculina 2009/2010 (2)

Para trabalhar a técnica específica de condução de bola, recepção e passe, tenho feito nos últimos treinos exercícios descontextualizados de condução de bola, recepção e passe, em losango. Serve como aquecimento e ao mesmo tempo como forma de melhorar a técnica de execução destes diferentes elementos técnicos. Pedi aos jogadores antes do treino, para terem atenção e estarem focados durante o exercício, pois iríamos repetir o mesmo exercício e queria um melhor desempenho que nos treinos anteriores. Para o início do exercício pedi que conduzissem a bola para a marca à sua direita, seguindo o sentido contrário aos ponteiros do relógio. Do pouco chinês que percebo, fiquei com a nítida ideia que o tradutor realmente disse para conduzirem a bola para o lado direito. Contudo todos de início conduziram a bola para o lado esquerdo. Não houve um que estivesse atento e seguisse realmente o que tinha sido pedido.

Tive que intervir e fazer-lhes perceber que a atitude deles não era do meu agrado e que só eles mesmos estariam a prejudicar-se por continuarem assim. Após este “aviso” voltamos ao exercício e realmente a atitude e concentração para o treino melhoraram. A verdade é que o desempenho técnico do passe e recepção, e da condução de bola foi melhor no exercício seguinte de 2×2, do que no exercício descontextualizado. Pena que o tempo perdido na fase inicial não tenha permitido ter tempo para aplicar o último exercício. Continuo assim sem perceber se estes jogadores conseguem aplicar os princípios de cobertura ofensiva e defensiva em situação de jogo reduzido. Espero que na próxima consiga ter o tempo necessário para tal.

Equipa Feminina

Esta semana, para a equipa feminina apostei em boa parte do treino em exercícios que promovessem o duelo individual. Assim as jogadoras foram obrigadas a driblar e a manter o controlo da bola, sempre em constante pressão defensiva de uma ou mais adversárias.

A verdade é que no exercício final de 1×1 com finalização sobre duas balizas pequenas, as jogadoras demonstraram uma melhoria considerável em relação ao treino anterior, que também teve o mesmo exercício. A melhoria foi mais notória nas jogadoras do segundo e terceiro anos, que demonstram ter mais controlo e domínio sobre a bola. Não associo de imediato esta melhoria no exercício final do treino, pelo facto de terem existido mais exercícios de confronto directo durante este treino. A melhoria da performance pode estar também associada a um melhor conhecimento e entendimento do exercício em si. Para esclarecer se este aumento da performance no treino desta semana é resultado da aquisição de conhecimento ou de melhor conhecimento do exercício, na próxima semana irei apresentar às jogadoras um exercício novo de 1×1 com finalização simples. Se mantiverem um bom nível de desempenho poderei supor que tal deve-se a uma aquisição do que se tem vindo a treinar.

China - Futebol Feminino

A próxima semana

No próximo capítulo desta minha aventura na China, trarei os relatos da próxima semana. Uma semana que contará com o início da competição escolar interna de futebol. Será uma competição do género de inter-turmas do 1º ao 5º ano, e que durará até ao mês de Julho. Será um mês de promoção intensa da modalidade do futebol a estes alunos da Escola Primária Experimental de Yan’an.

Irei trazer-vos também as histórias dos treinos das duas equipas de futebol. Será uma semana positiva ou negativa de treinos? No próximo capítulo darei-vos a tão aguardada resposta. Até para a semana.

Deixe o seu comentário

bomfutebol