-- ------ Bélgica 2 x Inglaterra 0 (3.º e 4.ºˢ lugares) - Mundial 2018
Bom Futebol

Bélgica 2 x Inglaterra 0 (3.º e 4.ºˢ lugares) – Mundial 2018

Bélgica 2 x Inglaterra 0 (3.º e 4.ºˢ lugares) – Mundial 2018

No jogo de atribuição da medalha de bronze, foi uma Bélgica… dourada a superiorizar-se perante uma Seleção Inglesa que saiu de cabeça erguida do Mundial

 

1. Martínez levou “mais a sério” jogo do pódio e Bélgica entrou a ganhar  bem cedo…

 

O derradeiro onze de cada um dos selecionadores neste Mundial 2018

Imagem 1- Roberto Martínez apresentou apenas uma novidade (Tielemans). Southgate revolucionou o meio campo. Fonte: Fifa

O jogo logo iniciou com… golo! Courtois lançou longo, a bola foi da esquerda para o meio, voltou para a esquerda, Chadli cruzou e Meunier, aparecendo na zona do ponta de lança, apenas teve que desviar para a baliza inglesa. 1-0 aos 4 minutos! Entrada fulminante por parte dos belgas, com os alas (Chadli e Meunier) a fazerem a diferença.

Imagem 2- Os homens das bandas que fabricaram o único golo do 1.º tempo. Parceria Chadli&Meunier. Fonte: Fifa

Aos 12′, foram novamente os Diabos Vermelhos a gerar perigo junto à área inglesa. Pickford, com uma defesa de recurso, defendeu um remate traiçoeiro de K. de Bruyne, que tabelara num defensor inglês. Timidamente, os homens de Sua Majestade iam-se aproximando da baliza belga, mas sem criarem realmente perigo. 15 minutos de futebol aberto e bonito de se ver em São Petersburgo…

 

2. Jogo amainou após 15 minutos de maior intensidade. Controlo absoluto belga

Aos 23′, por fim, a melhor oportunidade inglesa no encontro. Sterling recebeu na área, entregou a Harry Kane, mas o remate saiu deficiente. Passou o perigo para os belgas, que iam defendendo bem os caminhos da sua baliza por intermédio de um forte jogo posicional.

Iam, contudo, tendo mais bola os ingleses, sem, ainda assim, conseguirem transpor as constantes barreiras criadas pela Seleção Belga. Os britânicos iam circulando lentamente a bola, o que só beneficiou a estratégia montada por R. Martínez. Estava a carvão o comboio inglês, estando claramente, não obstante de ter menos bola, o controlo da partida a acontecer por parte dos Diabos Vermelhos (que jogaram, nesta partida, de amarelo).

Ocasiões, até final, poucas, exceção feita a um ou outro lance atabalhoado numa e noutra área. 1-0 no final do primeiro tempo. Resultado justo no final desta primeira metade, com os belgas a mostrarem ser mais equipa.

 

3. Segunda parte made in England não se refletiu no placar…

Aos 54 minutos, um cruzamento-remate de Lingard deixou Kane a… centímetros de desviar. Um desvio que seria, por isso, fatal e aumentaria a contagem do melhor marcador do Campeonato do Mundo para 7 tentos anotados. Por pouco o empate não surgiu. Entrada agressiva do conjunto inglês na partida…

Após essa oportunidade, contudo, foram perdendo velocidade os ingleses, «caindo» novamente o seu jogo na previsibilidade. Os belgas iam seguindo o rio natural da partida, mantendo a sua embarcação em tranquila navegação.

Aos 70′, contudo, mais uma grande oportunidade para o conjunto inglês. Jogada coletiva muito bem produzida, Dier isola-se, Courtois faz bem a mancha, sem, porém, tocar-lhe e… Alderweireld, praticamente em cima da linha de golo, a evitar o empate. Mais uma grande oportunidade para os britânicos, que estavam claramente por cima neste segundo tempo.

Imagem 3- Momento em que Alderweireld evita o que já parecia… impossível. Fonte: Fifa

As bolas paradas iam gerando excelentes situações, tal como foi a imagem de marca inglesa neste Mundial 2018, mas Courtois e um certo desacerto inglês na hora da verdade iam mantendo tudo como estava.

4. … E belgas aproveitaram para sentenciar a partida

À entrada do minuto 79, foi a Bélgica a estar perto do golo. Transição ofensiva fabulosa, desenho feito a régua e esquadro e… Meunier (quem mais?!) a permitir defesa de belo efeito de Pickford, «mantendo», assim, a sua Seleção no… bronze.

Esse lance foi uma espécie de aviso, porque, dois minutos depois, Éden Hazard, após passe de K. de Bruyne, que «partiu» a defesa inglesa, isolou o feiticeiro do Chelsea. O pequeno genial não perdoou! 2-0 na partida para os belgas e questão… selada!

Imagem 4- Hazard, pleno de classe, fechou as contas do desafio e confirmou a ‘sua’ Bélgica no pódio do futebol deste Mundial 2018. Fonte: Fifa

Os belgas, com toda a justiça, fecharam uma campanha estrondosa neste Mundial 2018. Uma geração de ouro banhada a… bronze.

Imagem 5- Os números derradeiros do interessante duelo entre belgas e britânicos. Fonte: Fifa

 

Deixe o seu comentário

bomfutebol