-- ------ Campeonato do Mundo de Clubes - 1ª Fase - Bom Futebol
Bom Futebol

Campeonato do Mundo de Clubes – 1ª Fase

Começou a competição internacional que menos interesse suscita aos adeptos de todo o mundo.

A 13ª edição do Campeonato do Mundo de Clubes, ou comercialmente conhecida como FIFA Club World Cup Japan 2016 presented by Alibaba E-Auto,  arrancou ontem no Japão com o confronto entre o representante do organizador, o campeão japonês Kashima Antlers e o representante da Oceânia Auckland City, que vai já na sua 8ª presença e a 6ª consecutiva, tendo apenas conseguido ultrapassar o playoff de acesso em 2009 e 2014.

Sendo a única equipa semi-profissional do torneio, o Auckland City era considerado como o favorito a eliminação precoce, o que veio a acontecer às mãos dos anfitriões. O ínicio do jogo ficou marcado por um período de adaptação e estudo de ambas as equipas, que procuravam não arriscar muito. Numa primeira parte sem grandes oportunidades, o Auckland dispôs de 2 jogadas de maior perigo, a rematas de Tade e Kim, sendo que o Kashima apenas teve 1 oportunidade, por Endo aproveitando o erro da defesa, que Zubikarai, ex-Tondela, resolveu a 2 tempos.

ar-312089939

Golo de Mu, já perto do final da partida – Fonte: dailyherald.co.ulk

Na 2ª parte surgiram os golos, com o sul-coreano Kim a marcar de cabeça após a marcação de uma falta. A partir desse momento, os neozelandeses abdicaram do ataque e os japoneses do Kashima pressionaram à procura do empate, que surgiu 15 minutos depois por Akasaki. Após varias oportunidades por parte da equipa nipónica, a reviravolta aconteceu por intermédio de Mu, estrela da equipa e ex-Portimonense, já aos 87 minutos de jogo.

https://www.youtube.com/watch?v=pq1KthRn-5A

Com este resultado, Auckland City volta para casa e o Kashima Antlers irá defrontar o campeão continental africano Mamelodi Sundowns, da África do Sul, no dia 11 de Dezembro. O vencedor desse jogo irá defrontar o Atlético Nacional, da Colômbia, como o representante da América do Sul.

Na outra manga, os sul-coreanos Jeonbuk Hyundai Motors, na qualidade de campeões asiáticos, defrontam o América do México, como representante da Concacaf, no mesmo dia 11 de Dezembro, sendo que o vencedor desse jogo irá defrontar o Real Madrid, campeão europeu em titulo.

A final está marcada para dia 18 de Dezembro, sendo que a partir dos quartos de final, as equipas eliminadas em cada fase jogam entre si para definir as posições finais, sendo que no dia 14 de Dezembro será o jogo de 5º e 6º lugar e no mesmo dia da final o jogo de atribuição do 3º e 4º lugar.

A Europa irá procurar manter o trofeu no seu continente para o 4ª consecutiva, repartidos entre Real Madrid, Bayern Munique e Barcelona, mas os representantes das outras associações terão uma palavra a dizer no final.

Autor: João Pedro Português

Deixe o seu comentário

bomfutebol