- Futebol para gente séria
- Um Treinador na China – Capítulo 19
- ESPECIAL MUNDIAL 2018 – GRUPO A – EGIPTO
- Pontapé com Alma – Adepto do Futebol Clube do Porto
- Mais que Amor, Mentalidade! – Adepto do Vitória Sport Clube
- ESPECIAL MUNDIAL 2018 – GRUPO A – RUSSIA
- Um Treinador na China – Capítulo 18
- A marcha dos cabeçudos ou um enorme balde de água fria?
- Teste final – Adepto do Futebol Clube do Porto
- Para ser grande, sê inteiro Vitória! – Adepto Vitória Sport Clube
Campeonato Europeu de Sub-21 – Grupo A – 2ª Jornada
- Por Ricardo Freitas
- Criado a: 19 Junho, 2017

Campeonato Europeu de Sub-21 – Grupo A – 2ª Jornada.
Dois dias depois da 1ª Jornada, as equipas do Grupo A do Europeu de Sub-21 voltaram a competir entre si para a 2ª Jornada. Na liderança do grupo A, a Eslováquia defrontou a Inglaterra no jogo das 17h. Ás 19h45, Polónia e Suécia foram a jogo em busca da primeira vitória da competição.
Eslováquia 1 – 2 Inglaterra

Imagem 1 – Equipa inglesa a celebrar golo do empate – Fonte: www.uefa.com
Após ter surpreendido a Polónia no jogo da 1ª Jornada, a Eslováquia defendeu a sua liderança frente à Inglaterra. O jogo decorreu no Estádio de Kielce e com a supervisão do árbitro lituano Gediminas Mažeika.
Sendo a única equipa do grupo que conhece o sabor da vitória, a Eslováquia queria manter a sua liderança intacta. Para tal, o seleccionador Pavel Hapa fez alinhar a seguinte equipa: Chovan, Valjent, Ninaj, Skriniar, Mazan, Lobotka, Bero, Chrien, Rusnak, Mihalik e Zrelak.

Figura 1 – Eslováquia estruturada em 4-5-1 com variação ofensiva de 4-3-3
Após um decepcionante empate frente à Suécia, a Inglaterra chegou a este jogo sabendo que só a vitória interessava caso quisesse passar para a fase seguinte do Europeu de Sub-21. Com total foco nessa missão o seleccionador inglês Adrian Boothroyd fez avançar o seguinte onze: Pickford, Holgate, Chambers, Mawson, Chilwell, Ward-Prowse, Chalobah, Swift, Redmond, Baker e Abraham.

Figura 2 – Inglaterra em 4-4-2 losango
Inglaterra com mais bola mas Eslováquia mais eficaz
A Inglaterra abordou o jogo de forma ligeiramente diferente em relação ao jogo anterior. Reforçando o sector intermédio com mais jogadores e mudando para o 4-4-2 em losango, o seleccionador inglês procurou equilibrar o sector intermédio face ao maior número de jogadores que a Eslováquia coloca nesse mesmo sector. A estratégia resultou, já que retirou posse de bola e iniciativa de jogo à Eslováquia. Contudo a Inglaterra voltou a ter o mesmo problema que teve com a Suécia. Posse de bola mas incapacidade de criar real perigo com a bola.
Mais eficaz foi a Eslováquia que logo no primeiro remate que fez na direcção da baliza de Pickford fez golo. Aos 23 minutos Chrien surge ao primeiro poste a desviar o canto de Rusnak e a fazer o 1-0.

Imagem 2 – Festejos do golo da Eslováquia – Fonte: www.uefa.com
Até final da primeira parte o jogo manteve a mesma toada. Inglaterra com mais posse de bola mas a Eslováquia mais objectiva. De realçar que a Eslováquia terminou a primeira parte com 3 remates feitos na direcção da baliza em 3 tentativas. Já a Inglaterra só acertou duas vezes na baliza nos 7 remates que fez.

Figura 3 – Estatística da 1ª Parte – Fonte: www.meusresultados.com
Reviravolta na segunda parte
O seleccionador inglês decide mexer na equipa logo no início da segunda parte. Saiu o defesa direito Holgate e entrou Murphy, médio-ala direito. Com esta alteração a equipa inglesa ganhou mais velocidade e propensão ofensiva pelo lado direito mas teve menos consistência defensiva.
A alteração revelou-se eficaz já que a Inglaterra conseguiu dar a volta ao resultado. Aos 50 minutos, Mawson surge sozinho na grande área após lance de insistência a canto ofensivo. Somente ao segundo remate é que Mawson confirmou o golo. Aos 61 minutos, num lance de contra-ataque, Ward-Prowse faz um fantástico passe para Redmond e o avançado inglês finaliza com um belíssimo remate cruzado, fora do alcance de Chovan.

Imagem 3 – Redmond a celebrar o seu golo – Fonte: www.uefa.com
A Eslováquia procurou responder. De imediato o seleccionador da Eslováquia fez duas alterações para dar mais consistência e acutilância ofensiva à equipa. Contudo nesta segunda parte assistiu-se a uma equipa eslovaca que não conseguiu fazer um único remate na direcção da baliza de Pickford. Aliás nesta segunda parte os papéis inverteram-se. A Inglaterra foi mais objectiva e teve mais remates na direcção da baliza.

Figura 4 – Estatística da 2ª Parte – Fonte: www.meusresultados.com
Esta é uma vitória que premiou a tenacidade da equipa inglesa. Boothroyd arriscou ao tirar um defesa e colocar um ala, perdendo consistência defensiva mas ganhando objectividade pelo corredor lateral direito. Com mais velocidade e mais espaço a Inglaterra obteve uma preciosa vitória.

Figura 5 – Estatística final de jogo – Fonte: www.zerozero.pt
Polónia 2 – 2 Suécia
O Estádio de Lublin voltou a ser o palco de mais um jogo da Polónia no Europeu de Sub-21, desta vez frente à Suécia. O árbitro nomeado para dirigir o encontro foi o esloveno Slavko Vinčić.
Com um tão próspero começo de jogo na 1ª Jornada, a Polónia acabou por ser surpreendida. Incapazes de segurar a vantagem obtida no primeiro minuto, os polacos acabaram vergados por uma derrota por 1-2. Dispostos a deixarem uma melhor imagem perante o seu público, Marcin Dorna escolheu a seguinte equipa para iniciar o jogo: Wrabel, Kedziora, Bednarek, Jach, Jaroszynski, Linetty, Dawidowicz, Frankowski, Kownacki, Moneta e Stepinski.

Figura 6 – Polónia em 4-2-3-1
A Suécia iniciou o Europeu de Sub-21 com o objectivo de defender o seu título de campeão europeu da categoria. A estreia não foi a melhor, sendo fundamental um resultado melhor neste segundo jogo. Sabendo que teriam o público contra si neste jogo, o seleccionador sueco Håkan Ericson escalou a seguinte equipa inicial: Cajtoft, Wahlqvist, Larsson, Dagerstal, Lundqnist, Tibbling, Hallberg, Fransson, Olsson, Cibicki e Strandberg.

Figura 7 – Suécia em 4-4-2 losango
Polónia começa a ganhar mas é a Suécia quem chega ao descanso em vantagem
Numa fase inicial que as equipas ainda se estavam a avaliar uma à outra, na primeira jogada com pés, tronco e membro, a Polónia fez golo. Frankowski combina bem com Kownacki pelo corredor direito. O médio ofensivo conduz a bola até perto da área, cruzando para a marca de penalti onde surge Moneta a finalizar de primeira.

Imagem 4 – Moneta a festejar o seu golo – Fonte: www.uefa.com
A Polónia deixou a Suécia assumir a posse de bola, procurando explorar o contra-ataque e ataque rápido. Foi dessa forma que Stepinski teve oportunidade para fazer o golo. Contudo Cajtoft foi rápido a sair da baliza e a tirar o pão da boca ao avançado polaco.
À medida que o tempo ia passando a Suécia ia ganhando cada vez mais conforto na sua forma de atacar. Isso notava-se no à vontade com que começou a fixar-se junto da área de penalti da Polónia. Os seus intentos tiveram expressão com o golo do empate aos 36 minutos. Um mau passe da Polónia na 1ª fase de construção permitiu a intercepção de Fransson. O ala sueco conduziu o ataque e consegue chegar dentro da área com oportunidade para rematar mas Wrabel opôs-se ao seu remate. Contudo a bola acabaria por sobrar para Strandberg fazer o golo do empate, perante uma baliza deserta.

Imagem 5 – Strandberg o autor do golo do empate – Fonte: www.uefa.com
O golo do empate fez muito bem à Suécia e muito mal à Polónia. Os polacos ficaram apáticos e a desejar pelo intervalo. Enquanto que os suecos cresceram ainda mais no jogo, o que se revelaria fatal para a Polónia. Aos 41 minutos, a passiva atitude defensiva da Polónia permitiu que Larsson saltasse mais alto que os seus adversários e fizesse o golo num colocado cabeceamento, após canto de Olsson. Um rude golpe para a equipa da Polónia que não conseguia novamente segurar a vantagem no marcador.
Estatisticamente a Suécia foi mais forte nos primeiros 45 minutos. Conseguiu ter mais posse de bola e aproveitar essa gestão de bola para criar mais oportunidades de golo e mais remates na direcção da baliza de Wrabel.

Figura 8 – Estatística da 1ª Parte – Fonte: www.meusresultados.com
Empate ao cair do pano
Em desvantagem no marcador, a responsabilidade de assumir o jogo recaia sobre a Polónia. Mas a Suécia conseguia bloquear as acções do seu adversário e ainda ter espaço e oportunidade para colocar a defesa polaca sobre pressão.
Nos últimos dez minutos de jogo a pressão ofensiva da Polónia aumentou e pouco a pouco o jogo passou-se inteiramente no meio-campo da Suécia. Cajtoft opunha-se brilhantemente a todos os remates que seguiam na direcção da sua baliza. Contudo estava somente a adiar o inevitável. Já em período de compensação, Kownacki fez o golo do empate na marcação de um penalti.

Imagem 6 – Kownacki o “herói” polaco – Fonte: www.uefa.com
Uma segunda parte em que a Polónia fez de tudo para mudar o resultado ao intervalo, tendo o conseguido já bem perto do fim. Isto apesar de todos os esforços da equipa da Suécia, em especial do seu guarda-redes, em manter a vantagem obtida na primeira parte.

Figura 9 – Estatística da 2ª Parte – Fonte: www.meusresultados.com

Figura 10 – Estatística Final de Jogo – Fonte: www.meusresultados.com
Classificação Grupo A

Figura 11 – Classificação do grupo A após 2ª Jornada – Fonte: www.uefa.com
Após a conclusão da 2ª Jornada do Grupo A do Campeonato Europeu de Sub-21, a Inglaterra é o novo líder do grupo. Tendo sido a única equipa a ganhar nesta 2ª Jornada, a Inglaterra acumula 4 pontos, mais um ponto que a Eslováquia. Suécia e Polónia continuam sem conhecer o sabor da vitória neste Europeu de Sub-21. A Suécia tem dois empates e está em terceiro com dois pontos. Já a anfitriã Polónia está em último lugar do grupo A, com somente um ponto.
A 3ª e última jornada do Grupo A será disputada no dia 22 de Junho, próxima quinta-feira. Os dois jogos serão disputados à mesma hora. A Eslováquia irá defrontar a Suécia e a Polónia terá a Inglaterra pela frente. O Bom Futebol neste Europeu de Sub-21 estará em jogo no próximo dia 22 de Junho.
Sobre Ricardo Freitas
Treinador de futebol mas acima de tudo apaixonado por Bom Futebol. Desde tenra idade que foi apanhado pelo "bicho" do futebol, que decididamente não o quer largar. Emociona-se tanto com a brilhante finta e golo de levantar o estádio, como com o desarme arriscado mesmo no último instante! Traz até vós leitores a sua forma de observar e analisar o jogo de Futebol!
Publicidade
Últimas Notícias
-
Futebol para gente séria
Futebol para gente séria O Futebol...
-
Um Treinador na China – Capítulo 19
Um Treinador na China – Capítulo...
-
ESPECIAL MUNDIAL 2018 – GRUPO A – EGIPTO
GRUPO A – EGIPTO RANKING FIFA –...
-
Pontapé com Alma – Adepto do Futebol Clube do Porto
Pontapé com Alma – Adepto do...
Deixe o seu comentário