-- ------ O Campeonato do Mundo Conifa - Futebol para Todos! - Bom Futebol
Bom Futebol

O Campeonato do Mundo Conifa – Futebol para Todos!

Conifa - Liberdade para jogar Futebol

O Campeonato do Mundo ConIFA – Futebol para Todos!

ConIFA – Para quem não pode pertencer à FIFA

A ConIFA (Confederation of Independent Football Associations) é uma associação de federações de futebol que não são reconhecidas pela FIFA. Estas representam etnias, micro-estados, regiões não-reconhecidas ou parcialmente reconhecidas ou populações deslocadas. A associação surgiu com a desagregação da N.F. Board (New Football Federations-Board) e com a missão de promover a integração entre povos, nações, minorias e regiões isoladas através da amizade, cultura e a alegria de jogar Bom Futebol.

O maior campeonato do mundo de futebol… fora da FIFA

Este ano realizou-se a segunda edição do Campeonato do Mundo ConIFA, na república autónoma de Abkhazia. Esta região é, aos olhos das Nações Unidas, do Governo da Geórgia e de quase todo o mundo, como parte integrante do território da Geórgia. Mas é na verdade, desde 2014, controlada por um governo separatista, apenas reconhecido por alguns países, de entre os quais a Rússia. Naturalmente que isto causou problemas na organização, quer através de pressões políticas quer de problemas logísticos, pois não era possível chegar a Abkhazia através da Geórgia, apenas através da vizinha Rússia.

Estádio Dinamo na Abkhazia - Fonte: conifa.org

Estádio Dinamo na Abkhazia – Fonte: conifa.org

O jogo mais esperado foi entre Abkhazia e Punbaj

A qualificação para esta competição foi feita através de resultados em torneios anteriores, como a European Football Cup 2015 e o World Football Cup 2014, em pequenos torneios amigáveis e também por convite. As equipas de Aymará, Ellan Vannin, Condado de Nice, e do Povo Romani desistiram da competição, tendo sido selecionadas e dispostas 12 equipas por 4 grupos:

 

Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3 Grupo 4
Abkhazia Curdistão Iraquiano Norte do Chipre Panjab
Arménia Ocidental Coreanos Unidos do Japão Padania Sápmi
Ilhas Chagos Székely Raetia Somalilandia

Avançando os 2 primeiros classificados de cada grupo, ficaram pelo caminho as selecções de Ilhas Chagos, Székely, Raetia e Somalilandia, com a competição a evoluir para os quartos de final. As seleções do Norte do Chipre, Abkhazia, Padania e Panjab eliminaram as seleções de Coreanos Unidos do Japão, Sápmi, Curdistão Iraquiano e Arménia Ocidental, respectivamente. Nas meias-finais, Abkhazia eliminou o Norte do Chipre, enquanto Panjab eliminou a Padania. No final, o troféu ficou com casa, com a Abkhazia a vencer nas grandes penalidades o Panjab.

Resumo da Final:

43 federações associadas – sabe onde ficam?

A maior das federações associadas situam-se na Europa, com 23 representantes. A Ásia apresenta 9 equipas, com África a ser representada por 7 equipas. A Oceânia tem 2 representantes, tal como a América do Norte. A América do Sul ainda não tem representantes afiliados.

conIFA

Fonte: abkhazia2016

Poderá consultar todos os afiliados na seguinte página:

Members

 

Autor: João Pedro Português

Deixe o seu comentário

bomfutebol