-- ------ Campeonato de Portugal - Segunda Fase - 6ª Jornada - Bom Futebol
Bom Futebol

Campeonato de Portugal – Segunda Fase – 6ª Jornada

Campeonato de Portugal – Segunda Fase – 6ª Jornada

Mais um domingo que se passou e mais um dia de futebol, do mais puro que existe no nosso Portugal. Oitenta equipas entraram em campo neste fim de semana para mais um jornada da Segunda Fase do Campeonato de Portugal. Para algumas a disputa foi para um lugar ao sol entre o futebol profissional. Para outras, a luta foi por juntar pontos que lhes garanta a manutenção no escalão nacional do futebol português. Estes foram os resultados da 6ª Jornada da Segunda Fase do Campeonato de Portugal.

Fase de Subida – Zona Norte

Amarante 0 0 SC Salgueiros
Lusitano FCV 1 0 Marítimo B
Gafanha 1 0 Merelinense
UD Oliveirense 3 1 AD Oliveirense



Figura 1 – Classificação Fase Subida – Zona Norte – Fonte: www.zerozero.pt

Com a conclusão da 6ª Jornada da Segunda Fase temos um novo líder na Fase de Subida – Zona Norte. O UD Oliveirense segue na liderança com 13 pontos, beneficiando das derrotas de Marítimo B e Merelinense.

Fase de Subida – Zona Sul

Farense 0 0 Sacavenense
Fátima 2 1 SC Praiense
Torreense 3 0 Louletano
Real 1 0 Operário da Lagoa



Figura 2 – Classificação Fase Subida – Zona Sul – Fonte: www.zerozero.pt

Também na Zona Sul existe um novo líder. Torreense tomou de assalto o primeiro lugar, enquanto que o Fátima ascendeu ao segundo lugar. Quem sai a perder neste 6ª Jornada do Campeonato de Portugal são o SC Praiense e o Sacavenense.

Fase de Manutenção – Série A

FC Pedras Rubras 1 2 CF Caniçal
Montalegre 1 0 Camacha
Torre de Moncorvo 0 3 Vilaverdense FC
Bragança 1 0 U. Torcatense



Firgura 3 – Classificação Fase de Manutenção – Série A – Fonte: www.zerozero.pt

A grande alteração desta jornada foi a passagem do Caniçal para o lugar de Playoff em troca com o Camacha que cai para os lugares directos de despromoção. Na frente tudo mantém-se igual, com o Vilaverdense FC a continuar a somar pontos neste Segunda Fase.

Fase de Manutenção – Série B

S. Martinho 0 2 FC Felgueiras 1932
Trofense 0 0 Mirandela
Ponte da Barca 1 2 Limianos
Pedras Salgadas 0 1 Aliança de Gandra



Figura 4 – Classificação Fase Manutenção – Série B – Fonte: www.zerozero.pt

Nos lugares de decisão de descida, tudo manteve-se igual na Série B. Ponte da Barca e Limianos encontram-se nos últimos lugares, apesar da aproximação do Limianos ao Pedras Salgadas. Neste momento a equipa de Ponte de Lima está somente a um ponto do lugar de Playoff, ocupado pelo Pedras Salgadas. Na frente da Série B está o novo líder FC Felgueiras 1932, que com a vitória sobre o S. Martinho assumiu a liderança isolada do grupo.

Fase de Manutenção – Série C

Académica-SF 1 2 AD Sanjoanense
Tourizense 1 2 AD Nogueirense
SC Coimbrões 1 2 Cinfães
Sousense 0 0 Pampilhosa



Figura 5 – Classificação Fase Manutenção – Série C – Fonte: www.zerozero.pt

Apesar de não ter havido mudanças directas na classificação, o Sousense conseguiu encostar-se ao Tourizense, tendo ambos neste momento os mesmos 11 pontos. Nos lugares directos de descida, Pampilhosa e Académica-SF continuam em perigo de descida. Na liderança da Série C continua a AD Sanjoanense com 21 pontos.

Fase de Manutenção – Série D

Águeda 1 0 Anadia
Mortágua 1 1 Estarreja
CD Gouveia 0 3 Moimenta da Beira
Cesarense 0 0 Gondomar



Figura 6 – Classificação Fase Manutenção – Série D – Fonte: www.zerozero.pt

Fruto do empate e aproveitando a derrota do CD Gouveia, o Estarreja foi o grande beneficiado nesta 6ª Jornada da Segunda Fase do Campeonato de Portugal. Com esta mudança o Estarreja passou a ocupar o lugar de Playoff e o CD Gouveia está, juntamente com o Moimenta da Beira, nos lugares directos de despromoção. Na frente da Série D continua o Anadia, mesmo apesar da derrota na deslocação ao terreno do Águeda.

Fase de Manutenção – Série E

Ginásio de Alcobaça 0 1 Sertanense
Gafetense 0 3 Lusitânia dos Açores
Angrense 1 2 U. Leiria
Sp. Ideal 3 2 Benfica C. Branco



Figura 7 – Classificação Fase Manutenção – Série E – Fonte: www.zerozero.pt

O Lusitânia dos Açores foi a equipa que mais beneficiou com esta jornada do Campeonato de Portugal. Ao derrotar 0-3 o Gafetense, a equipa açoreana garantiu uma vantagem de 3 pontos sobre a equipa do Gafetense, que ocupa o lugar de Playoff com 10 pontos. Nos lugares directos de descida Angrense, com 9 pontos, e Ginásio de Alcobaça, com 5 pontos, são as equipas em maior perigo. O líder da Série E é o União de Leiria, que comanda com uns confortáveis 23 pontos.

Fase de Manutenção – Série F

ARC Oleiros 2 1 Caldas
Carapinheirense 2 0 Vilafranquense
Mafra 14 1 Naval
Alcanenense 2 0 Vit. Sernache



Figura 8 – Classificação Fase de Manutenção – Série F – Fonte: www.zerozero.pt

Com as vitórias de ARC Oleiros e Carapinheirense, ambas as equipas mantêm os seus lugares com os mesmo número de pontos (13) mas estão somente a 1 ponto do Vilafranquense, actual 4º classificado. No fundo da tabela encontra-se a Naval que sofreu uma pesadíssima (e talvez histórica) goleada na deslocação a Mafra. Com o resultado de 14-1 a favor do Mafra, a Naval confirma a má época que está a fazer, tornando-se cada vez mais utópico uma possível salvação da descida para o campeonato distrital. O  Vitória de Sernache continua em penúltimo lugar e em perigo de descer directamente.

Fase de Manutenção – Série G

Loures 1 1 Aljustralense
Casa Pia 3 3 Oriental
Sintrense 1 2 Armacenenses
Sp. Viana 3 3 Fabril



Figura 9 – Classificação Fase de Manutenção – Série G – Fonte: www.zerozero.pt

Não fosse a goleada expressiva do Mafra na Série F e a Série G teria sido a série com mais golos nesta jornada do Campeonato de Portugal. A equipa que mais beneficiou desta jornada foi o Armacenenses. A equipa algarvia foi a única que venceu nesta jornada, tendo ganho pontos a todos os seus adversários. Com esta vitória, e também os restantes resultados, o Armacenenses igualou o Aljustralense com o mesmo número de pontos mas tendo vantagem no confronto directo, encontra-se pela primeira vez fora dos lugares de despromoção. Sp. Viana (primeiro ponto feito nesta Segunda Fase) e Fabril ocupam o último e penúltimo lugares, respectivamente. Na frente da Série G está o Casa Pia, com somente mais 1 ponto que o Loures.

Fase de Manutenção – Série H

Pinhalnovense 2 1 Barreirense
1º Dezembro 2 1 Lusitano VRSA
Almacilense 1 1 Moura
At. Malveira 0 2 Atlético CP



Classificação Fase Manutenção – Série H – Fonte: www.zerozero.pt

A Série H talvez seja a série mais equilibrada de todo o Campeonato de Portugal. As equipas estão separadas por poucos pontos e qualquer vitória ou derrota assume um impacto maior na movimentação da tabela classificativa. Barreirense e At. Malveira têm ambos 10 pontos, ocupando antepenúltimo e penúltimo lugar, respectivamente. Em último lugar, mas somente a 3 pontos de distância, está o Atlético CP. O Almacilense voltou a subir de lugar, tendo 1 ponto a mais que Barreirense e At. Malveira e estando neste momento fora dos lugares de despromoção. Do primeiro lugar ao quarto existem somente 3 pontos de diferença, sendo que Lusitano VRSA, Pinhalnovense, Moura e 1º Dezembro são as equipas mais longe da descida, neste momento.

Deixe o seu comentário

bomfutebol