-- ------ CAN 2017 - Quartos de Final - RD Congo vs Gana - BomFutebol.pt
Bom Futebol

CAN 2017 – Quartos de Final – RD Congo vs Gana

Gana de precisão nas meias

Não foi um grande jogo, com algumas situações, domínio dividido por ambas as partes, muito respeito e cautela, acabando por prevalecer a formação mais eficaz e perspicaz.

Entrou muito melhor a República Democrática do Congo, face ao habitual Gana de Grant. Mbokani dispõe da primeira grande oportunidade mas desperdiça por cima. O Gana toma conta da posse do esférico, mas limita-se a trocá-la, com os ‘Leopardos’ na expectativa, pachorrento encontro. Perto da meia hora é novamente Mbokani a ter uma ocasião flagrante, Brimah bloca e Kabananga não consegue recarregar com sucesso. Mbokani revela todos os dotes de desperdício e falha mais duas chances ainda antes do intervalo, uma para fora, outra defendida por Brimah.

Ao intervalo, apesar da vantagem de posse ganesa, a existir um vencedor teria de ser a RD Congo, Matampi foi mero espectador.

Dir-se-ia que o Gana entrou para muralhar e desgastar os congoleses na primeira metade, libertando-se um pouco mais na segunda. E foi excelentemente sucedido.

‘Dede’ Ayew começa a mostrar-se num encontro onde os herdeiros de Abedi Pelé transportaram literalmente os ‘Black Stars’ para as meias. Matampi apresenta-se ao serviço e pára a primeira tentativa do esquerdino. O guardião ‘leopardo’ voa para negar o golo a Wakaso pouco depois. Respondem os congoleses, mas agora é Kabananga a não encontrar a baliza de Brimah.

Pouco depois da hora de jogo, Jordan Ayew é lançado por Wakaso e ultrapassa Matampi para o 1-0. Notava-se o cansaço congolês e a perspicácia ganesa.

Um enorme remate de Mpoku volta a colocar as selecções empatadas e de Matampi se vê a ‘Dança Kidiaba’. Voltam a ganhar fé os ‘Leopardos’, mas o Gana está melhor na partida. Ibenge revela-se excessivamente conservador, já deveria ter alterado o onze face ao visível cansaço e falta de disponibilidade de alguns elementos.

Aos 78 minutos Atsu é derrubado por Mutambala, já dentro da área, e ‘Dede’ Ayew converte para nova vantagem do Gana. As meias-finais já estavam ao virar da esquina para os ‘Black Stars’. Ibenge altera os jogadores da dianteira e apenas a lesão de Mulumba o faz mudar o miolo, que tinha ‘rebentado’ Mbokani permaneceu no relvado, face à saída de Mpoku e Mubele, e é o avançado a desperdiçar nova oportunidade, permitindo a parada de Brimah a menos de cinco minutos do término do encontro. A Rep. Dem. do Congo bem se pode queixar da falta de eficácia do seu alto avançado.

O Gana encontrará os Camarões na meia-final de 2 de Fevereiro.

Autor: António Valente Cardoso

Deixe o seu comentário

bomfutebol
Powered by Live Score & Live Score App