-- ------ E à 6ª Jornada… - Liga BPI - Raparigas da Bola - Bom Futebol
Bom Futebol

E à 6ª Jornada… – Liga BPI – Raparigas da Bola

E à 6ª Jornada…

Aproveitamos a paragem na Liga BPI, por compromissos da nossa Seleção Feminina, para fazermos um pequeno balanço após meia dúzia de jornadas completas.

Comecemos pelo Campeão em título, o Sporting Clube de Portugal. As Leoas de Nuno Cristóvão, arrancaram o Campeonato logo após terem perdido, para o “eterno rival” SC Braga, a Supertaça.

Tendo como primeiro adversário a recém promovida equipa da Associação Desportiva Ovarense, a qual venceu por 7 golos de diferença, a equipa do Sporting só terá sentido verdadeiras dificuldades, até então, na deslocação ao terreno do Clube Futebol Benfica, à 2ª jornada, onde venceu somente por uma bola a zero e na deslocação à Madeira, à quarta jornada, onde empatou a 1 bola, com a equipa da casa, também ela recém promovida.

Sporting tem neste momento 16 pontos, 5 vitórias, 1 empate, 17 golos marcados e somente 1 sofrido.

As Guerreiras do Minho

Não haveria melhor maneira de começar a época! Logo com a conquista da Supertaça !!

O SC Braga, tem estado imbatível e goleador, tanto dentro como fora de portas. Com uma média de golos marcados elevadíssima, e ainda sem conhecer o sabor da derrota, nem sequer do empate, não é de estranhar que estejam no primeiro lugar da classificação.

18 pontos, 6 vitórias , 30 golos marcados e somente 1 sofrido, fazem com que as comandadas de Miguel Santos, continuem invictas.

A “surpresa” vinda de Ourém…

O Ouriense regressa à Liga BPI com a ambição de estar entre os “grandes” e voltar aos momentos áureos do clube no primeiro escalão do Futebol Feminino.

Equipa experiente  e com jogadoras rápidas, destacamos  Cristina Ferreira, que era peça chave da Academia Caranguejeira, Futsal, e que agora em Futebol de 11, tem vindo a fazer uma adaptação brilhante até ao momento.

12 pontos, 4 vitórias, 2 derrotas, 12 golos sofridos e 9 marcados…um arranque de época brilhante, a ver vamos do que serão capaz de fazer até ao final.

O Histórico FóFó.

Até agora, só perdeu pontos com os 2 “grandes”, sempre pela margem mínima. Deu a volta a um resultado desfavorável, à 5ª jornada em Ovar, quando perdia por 2 bolas a zero, acabando por vencer por 2-6. Com Mafalda Marujo endiabrada na frente, já leva 6 golos esta época, podemos contar com toda a certeza com o Clube Futebol Benfica na luta pelos lugares de topo!

12 pontos, partilha o 3º posto com o Ouriense, ambas com o mesmo número de derrotas e vitórias, sendo que o Futebol Benfica se revela mais eficaz na frente, com 14 golos marcados e melhor defensivamente, com 8 golos sofridos.

Do 5º para baixo….

Com 3 derrotas, duas vitórias e um jogo por disputar , com o Marítimo, o Valadares Gaia, soma até ao momento 9 pontos e ocupa o 5º lugar na tabela classificativa

Falamos agora, da equipa “sensação” desta época…pelo menos até à 6ª Jornada.

 O Marítimo!

Recém promovidas, juntamente com a Ovarense, as Maritimistas vieram dar ao Continente a “frescura” da Madeira.

Como no Futebol Masculino, também as equipas do Continente sentem enormes dificuldades quando se deslocam à Ilha para jogar. Foi na Madeira que o Sporting CP perdeu os primeiros pontos esta época, bem como o Clube Albergaria e a equipa de A dos Francos.

As Maritimistas levam 2 vitórias conquistadas, 1 derrota e 2 empates, sendo que o jogo com o Valadares está em atraso.

Belo arranque e bela estreia no escalão principal!!

O 8º posto da classificação é ocupado pela equipa do Estoril Praia. Equipa que terminou a temporada passada no 3º lugar, este ano tem custado a “arrancar”. Tem apenas 2 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. Está no lote das defesas mais batidas, com 22 golos sofridos e tem apenas 15 golos marcados.

Logo abaixo temos a equipa das Caldas da Rainha, o A dos Francos, que na época passada lutou até ao fim, taco a taco com o UR Cadima, para garantir a permanência no escalão principal.

4 derrotas, 2 vitórias e ainda nenhum empate, a juntar aos 15 golos sofridos e aos 8 marcados é este o balanço da equipa à 6ª jornada.

As “Vareiras” da Ovarense ocupam o 10º posto, com 1 vitória e 5 derrotas. Os 3 pontos que arrecadaram até ao momento, não são o espelho da raça que deixam em campo. Esperamos muito e mais daqui para a frente.

As “Desilusões”

É o tópico em que menos gostamos de falar. Onde englobamos as equipas que até agora, não foram capazes de manter o nível a que já estávamos habituados.

As Panteras do Boavista, que perderam na pré época jogadoras fundamentais, ainda não conseguiram mostrar em campo o futebol que sabem e podem jogar. 5 derrotas e um empate, 3 golos marcados e 20 sofridos, faz com que , neste momento estejam em último lugar na classificação, com um ponto.

A outra equipa é o Vilaverdense. Neste momento é o penúltimo classificado, com um ponto apenas. Onde anda o Vilaverdense das 2 épocas anteriores? Aquele Vilaverdense que “roubou” pontos ao SC Braga e que fazia tremer qualquer equipa que se deslocasse a Vila Verde?

A Liga BPI precisa de vocês!!

Para terminar, fica a opinião de quem vos escreve esta crónica.

O Clube Albergaria. Clube com História no Futebol Feminino Português e que “catapultou” nomes como os de Andreia Norton e Jéssica Silva, entre outros. Orientado pela experiente Paula Pinho.

Equipa tem custado a encontrar-se e ainda não conseguiu “convencer”. 2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. 8 pontos.

Queremos que vejam isto como uma “crítica construtiva”, de quem, como todos os seguidores, aprecia o futebol no feminino e o quer ver cada vez mais competitivo.

Autoria: Marta Faria

Raparigas da Bola

 

Deixe o seu comentário

bomfutebol
Cópia não permitida! Conteúdo protegido por direitos de autor.