-- ------ Entrevista a João Meira - BomFutebol - www.bomfutebol.pt
Bom Futebol

Entrevista a João Meira

João Meira é um dos mais bens sucedidos jogadores portugueses a atuar na MLS, impondo-se no Chicago Fire depois de se ter destacado no Belenenses. O BomFutebol revê, nesta entrevista, um pouco da sua carreira.

Antes de mais, o Bomfutebol agradece a oportunidade de realizar a entrevista. Uma boa parte da formação foi feita no Cova da Piedade com alguns anos de Vitória de Setúbal. Esperarias chegar profissional nessa altura?

JM – Antes de mais, agradeço a oportunidade desta entrevista com o BomFutebol. Na verdade, sempre tive o sonho de ser jogador de futebol, mas, para ser sincero, nunca foi uma obsessão. Todos sabemos que para atingir um patamar profissional temos que superar enumeras barreiras e felizmente consegui atingir esse nível.

O inicio da carreira de profissional passaste por clubes de divisões inferiores, como o Cova de Piedade, Mafra e Atlético, mas com o Belenenses abriram-se as portas para a Primeira Divisão. Como foi essa transição entre a Primeira Divisão e as Divisões inferiores?

Fui tudo conquistado com muito suor, sangue e lágrimas como se costuma dizer. Quando subi ao escalão sénior tinha feito uma época fantástica nos juniores e fui convidado a permanecer na equipa B do Vitória Futebol Clube, onde acabei os meus últimos anos de formação. Entretanto começamos a pré-temporada e deixei de ser opção sem nunca ter tido uma única oportunidade para demonstrar o meu valor. Foi ai que voltei ao Cova da Piedade que é o clube que me viu crescer e onde tenho muito bom relacionamento. Sempre foram aparecendo equipas de escalões profissionais mas nunca houve algo concreto porque não queriam investir nos direitos de formação que eram até as 23 anos. Costumo dizer que se não tivesse tido o prazer e a sorte de subir duas vezes de divisão, possivelmente estaria ainda nos campeonatos semi-profissionais.

João Meira no Atlético

Como reages ao facto do histórico Atlético ter sido despromovido aos campeonatos amadores?

De facto fiquei bastante triste ao ver um clube que tanto significou na minha carreira cair na situação em que se encontra. O Atlético não se identifica com a última imagem deixada.

Nas temporadas ao serviço do Belenenses, conseguiste a promoção à primeira divisão e jogaste ainda 2 temporadas na Primeira Divisão, chegando inclusive a ser um dos destaques da equipa. Como foi esse tempo em Belém?

Foram sem dúvida alguma o melhor momento da minha vida desportiva. Sempre formámos uma grande família cheia de ambição e onde todos lutavam para o mesmo objetivo. A meu ver quando estamos felizes conseguimo-nos superar diariamente e talvez tenha sido o fator chave para que tudo corresse tão bem.

Aquando a sua passagem por Belém

Melhores momentos de João Meira no Belenenses no ano de 2014

 

Como surgiu o convite da MLS, neste caso, do Chicago Fire?

Já seguia a MLS há um certo tempo e fiquei com algum desejo de querer vivenciar uma nova experiencia. No final da temporada 14/15 decidi não renovar com o Belenenses e entretanto acabei por ficar 6 meses sem clube. Quando apareceu a oportunidade da MLS não podia dizer não e foi assim que ingressei.

Melhores momentos de João Meira no Chicago Fire

Como é a vida em Chicago? Foi uma adaptação fácil?

É distinta do que eu estava habituado. O nível e qualidade de vida são ótimos e acabou por ser uma adaptação relativamente fácil.

Como é a MLS em comparação com, por exemplo, a Liga Nos?

Essa é uma pergunta bastante difícil de responder. Não há grande comparação possível pois os moldes da competição são diferentes da Liga NOS. No que diz respeito há qualidade do jogo, há mais qualidade em Portugal mas ressalvo que não é tão grande essa diferença.

Melhores momentos de João Meira no Chicago Fire na presente temporada

O contrato acaba no final deste ano, existem oportunidades no horizonte?

Neste momento o meu agente está em cima do assunto e temos falado sobre isso mas prefiro focar-me no meu trabalho e analisaremos o que surgir futuramente.

Como é visto o futebol português nas terras do Tio Sam?

Sinceramente não há grande interesse. Seguem bastante a Liga Inglesa e Espanhola e acabam por não dar grande importância ás restantes.

Que jogadores a atuar na MLS recomendarias ao olheiros dos clubes portugueses?

Há alguns nomes interessantes. Gosto muito das qualidades de alguns como Larin, Morris, Almiron e Martinez.

Que treinador te marcou mais ao longo da tua carreira?

Sem querer faltar ao respeito a ninguém, os que mais me marcaram sem margem para duvidas foram o mister António Pereira e o Mitchell Van der Gaag

Que dirias a um jovem João Meira, acabado de assinar o seu primeiro contrato?

Talvez não seja o melhor conselheiro, mas ter consciência de que será uma etapa bastante difícil, humildade e bastante trabalho para que tudo possa correr bem.

Perguntas de respostas rápidas:

1.Melhor momento desportivo?

Campeão Nacional 2ªliga

2.Ídolo e treinador referencia?

Maldini e Mourinho

3.Jogador com quem mais gostaste de trabalhar?

Bastantes

4.Qual a melhor jovem promessa com que trabalhaste?

Tiago Silva

5.Melhor Treinador da atualidade?

Mourinho

6.Clube de sonho?

AC Milan

7.Melhor golo?

Fiz poucos e feios

8.Filme Favorito?

Nenhum em especifico

9.Musica Favorita?

Latina

10.Algo que não dispensas diariamente?

Ver o sorriso dos meus filhos

Deixe o seu comentário

bomfutebol
Powered by Live Score & Live Score App