-- ------ Entrevista a Laura Luís - SC Braga - Bom Futebol www.bomfutebol.pt
Bom Futebol

Entrevista a Laura Luís – SC Braga

Entrevista a Laura Luís – SC Braga

Começaste a dar os primeiros toques na bola no Marítimo. Fala-nos um pouco desse “nascer” para o futebol.

Os primeiros toques foi no Clube Futebol Andorinha tal como o Cristiano Ronaldo o que me deixa muito orgulhosa. Representei o clube dos 9 aos 13 anos pelos masculinos e no ultimo ano na equipa feminina. Infelizmente o clube acabou com o futebol feminino e então mudei-me para o clube sport marítimo. O nascer para o futebol foi muito pelo meu avô que adorava futebol e também pelo facto de ter um campo perto de casa facilitava imenso pois ia jogar com os meus amigos, irmão, primo. Tive sempre contacto com o futebol desde pequena e os meus pais sempre apoiaram-me.

O Futebol foi sempre “mais forte” do que os outros desportos?

Sim sem dúvida, cheguei ainda a jogar Hóquei em Patins federado mas também acabou a modalidade na Madeira. O ténis de mesa também era uma paixão mas nada que se compare com a paixão que sempre foi o futebol na minha vida. Passei também pela patinagem artística e tudo o que era desporto na escola.

Como jogadora, o que traz a Laura a uma equipa…qual a tua mais valia?

Gosto de ajudar a equipa, como avançada não me considero nada egoísta até porque tenho várias assistências. Procuro deixar tudo em campo e defender as cores do meu clube.

És das jogadoras que mais tempo passou “lá fora”. Alemanha, Estados Unidos…quão diferentes são essas realidades?

O futebol principalmente na Alemanha está mais evoluído do que em Portugal mas também acredito que isso se deve ao facto de haver mais apoios e mais clubes a apostar nas jogadoras. Mas sem dúvida é o melhor campeonato do mundo, o mais competitivo. Quanto aos Estados Unidos é também uma realidade muito diferente onde o futebol feminino é quase, ou talvez seja mesmo visto como o futebol masculino.

O que contribuiu essa experiência para o teu crescimento enquanto jogadora?

Ter passado por estes países ajudou-me a ser melhor, a conhecer outras realidades do futebol podendo assim transmitir essas ideias para o nosso futebol em Portugal.

Há alguma história caricata que se tenha passado contigo nessa altura e que possas contar?

Na Alemanha a pontualidade é muito respeitada. Eu tenho um episódio em  que fui convidada com uns amigos para um lanche e estava marcado para as 16h, entretanto chegamos lá a casa às 15:45 e eu ia sair do carro para tocar na campainha de repente oiço “mas para onde vais?” “nós temos de esperar para as 16h não podemos chegar mais cedo”. Portanto é tudo a horas certas nem antes nem depois.

Agora no SC Braga, onde conseguiste ser a melhor marcadora da época passada, o que te move para treinar? Onde vais buscar motivação?

O Ronaldo é 5x o melhor do mundo, o prémio que qualquer jogador quer e nunca deixou de ter motivação para continuar e fazer melhor. É assim que penso, a motivação está sempre presente. É gratificante ser distinguida por ter sido a melhor marcadora e claro como avançada é o que quero todos os anos, mas prémios colectivos pelo SC Braga como a conquista da Supertaça serão ainda mais importantes na minha carreira desportiva.

A conquista da Supertaça frente ao Sporting foi um enorme feito para o SC Braga. Como o sentiu toda a equipa e a Laura em particular?

Foi sentido com imensa alegria. Era um título que o SC Braga já merecia à algum tempo. Começámos a época da melhor maneira e aproveitámos esse momento com os nossos adeptos que foram e são maravilhosos porque nunca deixaram de acreditar que íamos conseguir!

E para a restante época, os objectivos estão bem traçados?

Claro que sim o SC Braga é um clube grande e com muita ambição. Sabemos as dificuldades que iremos encontrar e vamos lutar pelos nossos objectivos.

Até onde pretendes chegar no Futebol? O que te falta alcançar?

Falta alcançar muita coisa, mas algo que ainda não aconteceu e que acredito que possa ser possível, é jogar na Liga dos Campeões.

Para terminar, uma frase ou um pensamento que te motive diariamente…

“never give up on your dreams” É a frase que irá acompanhar-me para sempre.

Autoria: Raparigas da bola

Deixe o seu comentário

bomfutebol