-- ------ FC Porto vs Juventus - Para apostador ver - Bom Futebol
Bom Futebol

FC Porto vs Juventus – Para apostador ver

Porto Juventus

FC Porto vs Juventus – Para apostador ver.

Este artigo fornece-te os melhores dados para te ajudar na hora de fazeres a tua aposta neste jogo da Liga dos Campeões. Se quiseres apostar no Manchester City vs Mónaco, lê este artigo. Depois aposta com moderação.

Análise dos dados

O FC Porto vs Juventus poderá, para o apostador, ser um jogo com baixo número de golos (-2.5 golos, concretamente), sendo a Juventus grande favorita para este confronto.

Começando pela equipa portuguesa, está a equipa portuense a passar um momento muito bom (o melhor da época, mesmo). Com 6 triunfos consecutivos (todos eles para a Liga Portuguesa), está, neste momento, a respirar em cima do seu grande rival Sport Lisboa e Benfica.

Desde a última jornada da fase de grupos da Champions, diante do Leicester (vitória por 5-0), os dragões averbaram 9 triunfos, 2 empates e somente por 1 vez foram derrotados. A equipa azul e branca é, essencialmente, uma equipa que sofre muito pouco, provida, assim, de uma grande destreza defensiva, marcando com alguma regularidade (neste capítulo, já esteve bem pior – a entrada de Soares deu dínamo vital ao ataque dragão).

Mas vamos a números: desde esse último jogo nesta competição, o FC Porto efetuou 12 partidas, tendo anotado 26 tentos e consentido apenas 8. Isto é, sofreu, em média, 0,7 golos por jogo e marcou, em média, 2,17.

Partindo para uma análise global do percurso da turma de Nuno Espírito Santo na Liga, também (a)notamos algumas tendências.

FC Porto na Liga Portuguesa

FC Porto na Liga Portuguesa

Porto em Portugal

A equipa mais representativa do norte de Portugal marca, em média, cerca de 2 golos por jogo, sendo que sofre, em média, 1 golo por cada 2 desafios que disputa (o que só comprova esse registo defensivo de excelência anteriormente relevado).

No Estádio do Dragão, onde quarta-feira receberá a Juve, o caso torna-se ainda mais sério. Os 11 triunfos nos 12 jogos disputados não deixam dúvidas, tendo a única não vitória sido diante do Benfica (empate a 1 bola). O Dragão tem sido, assim, fortaleza de alta segurança para os da casa.

No que concerne ao percurso europeu, passaram os dragões no 2.º lugar do Grupo G, atrás do campeão inglês Leicester.

FC Porto passou atrás de Leicester e à frente do FC Copenhaga.

FC Porto passou atrás de Leicester e à frente do FC Copenhaga.

Com um registo defensivo, também aqui na Liga dos Campeões, assinalável, igual ao que ostenta no Campeonato Português (sofre, em média, 1 golo por cada 2 desafios), o FC Porto foi capaz de fazer golos q.b. para passar a esta primeira fase da competição a eliminar: registo de 1,5 por desafio.

Os jogos da fase de grupos onde o FC Porto esteve envolvido tiveram, então, poucos golos. Comprove caro leitor, por si próprio, jogo a jogo, esse dado no quadro abaixo:

Percurso dos portistas na fase de grupos.

Percurso dos portistas na fase de grupos.

Comprove o leitor/apostador que a equipa portuguesa ficou em branco em 2 dos 6 jogos que disputou. Por outro lado,  conseguiu manter por 3 (!) vezes a baliza inviolável. Todas elas, curiosamente, nas segunda metade. Ou seja, o FC Porto não sofre golos na Liga dos Campeões há 3 jogos. Uma folha de atuação notável.

Grande temporada de Casillas tem sido uma das grandes causas para este registo estrondoso dos portistas.

Grande temporada de Casillas tem sido uma das grandes causas para este registo estrondoso dos portistas.

Juventus em Itália

Viajando agora até Itália, onde a campeã italiana Juventus tem feito, por certo, muito apostador feliz, comecemos pelo que tem sido o percurso da Vecchia Signora na Serie A, onde se encontra na 1.ª posição com 7 pontos de avanço sobre a AS Roma.

Juventus líder da Serie A, decorridas que estão 25 rondas.

Juventus líder da Serie A, decorridas que estão 25 rondas.

Olhando para o percurso global dos bianconeri, é fácil perceber que é uma squadra, tal como o FC Porto, com um registo defensivo absolutamente fantástico (sofre, em média, apenas 0,68 golos por desafio), sendo que o ataque chega perfeitamente para as encomendas (com cerca de 2,12 tentos por jogo).

Os jogos forasteiros, ainda assim, são o grande calcanhar de Aquiles da melhor equipa italiana da atualidade. Ganhou a Juve 2/3 deles, tendo perdido os restantes 1/3. Em matéria de golos, também não registou nada de muito brilhante: desses 12 jogos, 19 golos marcados e 12 golos sofridos (registo abaixo da média global).

E na fase de grupos da Liga dos Campeões?

Juventus teve percurso invicto na fase de grupos

Juventus teve percurso invicto na fase de grupos

Como se pode verificar pela tabela acima apresentada, a equipa de Turim não teve qualquer derrota nos 6 jogos da fase de grupos. Tendo tido somente 2 golos sofridos (impressionante!) e praticamente 2 golos marcados por jogo.

Os jogos onde os pentacampeões italianos estiveram envolvidos tiveram, em média, 2,17 golos por encontro, um registo, portanto, baixo (muito devido a essa defesa de betão, tipicamente italiana).

O leitor/apostador pode conferir isso mesmo também jogo a jogo:

Os 6 jogos da Juve nesta fase de grupos.

Os 6 jogos da Juve nesta fase de grupos.

Como se pode verificar, apenas Sevilha (em casa) e Lyon (em Itália) conseguiram, por uma vez cada, violar as redes do experientíssimo Gianluigi Buffon. Em matéria de golos marcados, a Juve apenas por uma vez não marcou (na 1.ª jornada, na receção ao Sevilha).

Juventus venceu todos os jogos forasteiros na fase de grupos

Juventus venceu todos os jogos forasteiros na fase de grupos

Fora, e aqui é a perfeita antítese do que se tem passado na Serie A, a Juventus venceu todos (!) os encontros, indo por isso para o Dragão com a folha limpa a esse nível: 3 jogos, 3 triunfos.

Análise global ao jogo

Esmiuçando estes dados, e partindo, assim, para uma análise geral ao encontro, espera-se, muito provavelmente, um empate entre ambos os conjuntos. Duas esquadras que defendem muitíssimo bem. Do melhor que há registo na Europa. E, que querem, mais do que nunca, manter ao máximo esse mesmo registo, especialmente o FC Porto porque jogo em casa, e que, por ser a 1.ª mão, não deverão querer grandes aventuras ofensivas, preservando o seu ponto forte: uma organização defensiva muito capaz.

Em caso de vitória, essa, poderá cair para o lado da Vecchia Signora, pelo poder ofensivo e defensivo que ostenta e pelo que (também) já fez nesta competição este ano, como foi acima referido.

Ainda assim, a suceder, será proventura por um golo de diferença.

Os resultados mais prováveis, então, para esta partida serão: 0-0, 1-1 (resultados finais que ambas já experienciaram na fase anterior) e 0-1 para as cores italianas.

Autor: André Rodrigues

Deixe o seu comentário

bomfutebol
Cópia não permitida! Conteúdo protegido por direitos de autor.