-- ------ Já se festeja por essa Europa... Veja quem! - Bom Futebol
Bom Futebol

Já se festeja por essa Europa… Veja quem!

Campeões

Já se festeja por essa Europa… Veja quem!

Quando a maioria dos campeonatos europeus se encaminham para o fim, já existem campeões a festejar o título ou a revalidação do mesmo. Do top-5, só mesmo a Salva de Prata está entregue ao Bayern de Munique, mas há outros campeões espalhados pela Europa.

Bayern Munique

O atual penta-campeão, que conta com 27º título, tem dominado a Bundesliga a seu bel-prazer. As temporadas atípicas de clubes outros históricos como o Borussia Dortmund, Schalke, Bayer Leverkusen ou Wolfsburg ajudaram os bávaros e nem mesmo a concorrência do RB Leipzig foi suficiente para colocar em risco o penta. Foi campeão ainda com 3 jornadas por disputar, no dia 29 de Abril.

Chelsea FC

Após um annus horribilis com José Mourinho, em que terminaram em 10º lugar e levou ao despedimento do treinador português, Conte ficou incumbido de devolver o título a Stamford Bridge. E ao longo de toda a temporada, ficou claro que o Chelsea era a equipa mais regular da Premier League, com o Manchester United e Manchester City muito abaixo do seu potencial, o Tottenham a faltar-lhe, mais uma vez, a estrelinha e com Liverpool e Arsenal a repetirem o que têm feito nas últimas temporada. Do campeão Leicester, não se esperava a renovação do título, tendo feito um campeonato dentro do seu potencial. O Chelsea FC obtém assim o seu 6º campeonato, o 5º dos últimos 15 anos.

Spartak Moskva

O histórico da capital russa não vencia o campeonato à 16 anos (!), tendo conseguido sagrar-se campeão com 3 jornadas por disputar. Com o fim da era dos petro-rublos, que tornou equipas como o Dinamo de Moscovo, Anzhi, Zenit, entre outros, em equipa com hegemonia, contra os históricos da capital, o Spartak consegue finalmente voltar a sagrar-se campeão, tendo o outro histórico de Moscovo, o Lokomotiv, vencido a Taça da Rússia.

Shakhtar Donetsk

Foi um passeio na praia para o Shakhtar de Paulo Fonseca, que venceu o campeonato a 4 jornadas do fim. Quando, a 06 de Maio, festejou o título, tinha 17 pontos de avanço sobre o Dínamo de Kiev, que era o bi-campeão em título. Vence assim o seu 10º titulo da história, que têm sido repartidos entre Shakhtar Donestk e Dynamo de Kiev, exceto o 1º, em 1992, vencido pelo Tavriya Simferopol.

Olympiacos F.C

Bom, o Olympiacos ser campeão já não é noticia. Mas este ano, foi marcado pela instabilidade a nível de treinadores. Victor Sanchéz sucede a Marco Silva, no entanto é despedido após falhar o apuramento para a Champions League. Entra Paulo Bento que não convence, quer a nível de resultados quer a nível de exibições, e Takis Lemonis acaba por terminar a tarefa. O PAOK ficou a 6 pontos, ainda recorreu devido a cenas de violência num jogo para a Taça entre Olympiacos e o AEK, mas não houve dedução de pontos e o Olympiacos é Heptacampeão.

FC Basileia

Outro campeão que simplesmente domina a liga ao ponto de vencer o seu oitavo campeonato consecutivo. Com o 20º título de campeão, o Basileia aproxima-se do Grasshoppers, que tem 27, mas que não vence deste 2003. Nesta edição, a diferença qualitativa era tão grande que foi campeão a 6 jornadas do final… Os históricos como o já referido Grasshoppers, FC Zurique ou Servette FC não conseguem competir com a hegemonia do Basileia, pelo que o campeonato tem-se tornado quase como uma formalidade.

 

Deixe o seu comentário

bomfutebol
Powered by Live Score & Live Score App