-- ------ Liga Europa – 4ª Jornada da Fase de Grupos - Bom Futebol
Bom Futebol

Liga Europa – 4ª Jornada da Fase de Grupos

Liga Europa – 4ª Jornada da Fase de Grupos

Já existem equipas apuradas e eliminadas! A 4ª jornada trouxe algumas confirmações e surpresas, com Arsenal, Dinamo Kiev, Steaua, Lázio e Zenit apurados e com Vadar, Maccabi Tel-Aviv e… o Everton a cumprirem apenas calendário nas próximas 2 jornadas!

Grupo A

A derrota caseira do Maccabi Tel-Aviv selou o destino da equipa israelita, permitindo ao Astana assumir o 2º posto. Os cazaques foram mais pragmáticos e nem a maior propensão ofensiva da equipa da casa foi suficiente para ainda conseguir disputar a classificação para a próxima fase. Por outro lado, no jogo que valia o 1º lugar, o Villarreal venceu em Praga o Slavia por 2-0. Apesar do jogo ser disputado parte a parte, a eficácia espanhola foi mais forte e desta forma o Vilarreal sobe ao 1º e o Slavia cai para 3º, em troca com o Astana.

Clube Jogos Pontos
Villarreal 4 8
Astana 4 7
Slavia Praha 4 5
Maccabi Tel-Aviv 4 1

Grupo B

No grupo B, o Dynamo Kiev garantiu, na Suiça, o apuramento para a próxima fase, vencendo o Young Boys por 1-0. Apesar dos suiços terem rematado 26 vezes, o Dynamo Kiev foi mais experiente e bateu a equipa do ex-Benfica Sulejmani. Esta derrota teve ainda mais importância pois o permite ao Partizan assumir o 2º lugar com 5 pontos. Para isso, os sérvios venceram 2-0 o Skënderbeu, que continua sem conhecer o sabor da vitória. Preve-se uma luta feroz pelo 2º lugar, com apenas 3 pontos a separar as 3 equipas.

Clube Jogos Pontos
Dynamo Kiev 4 10
Partizan 4 5
Young Boys 4 3
Skënderbeu 4 2

Grupo C

Tudo igual no grupo C. Não bem igual, pois todas as equipas somaram 1 ponto marcando 1 golo cada, mas as posições mantiveram-se. No jogo que iria ditar quem seria o líder do Grupo, o Ludogorets recebeu o Sp. Braga e podia já garantir o apuramento, mas para isso teria que vencer os gverreiros. No entanto, o empate ditou que o Ludogorets continua em primeiro mas apenas a 1 ponto dos portugueses. No outro jogo, o mesmo resultado, que complica a vida aos turcos do İstanbul Başakşehir, que necessitavam de vencer para melhorar as chances de apuramento. O Hoffenheim conseguiu 1 ponto precioso que mantém as esperanças dos alemães, mas na próxima pode já bem ficar definido quem são as 2 equipas a seguir em frente.

Clube Jogos Pontos
Ludogorets 4 8
Sp. Braga 4 7
Hoffenheim 4 4
Ístanbul BK 4 2

Grupo D

Na vertigem de ser eliminado, o Áustria de Viena foi à Croácia derrotar o Rijeka por uns claros 4-1.Os austríacos mostraram a sua força e que se mantêm vivos na luta pelo apuramento, num jogo em que foram claramente superiores. Na Grécia, o AC Milan podia já ter garantido o apuramento mas não foi para além de um nulo frente ao AEK Atenas. Os gregos deram uma excelente réplica aos italianos e qualquer uma das equipas poderia ter vencido a partida.

Clube Jogos Pontos
AC Milan 4 8
AEK Atenas 4 6
Áustria Viena 4 4
Rijeka 4 3

Grupo E

A primeira grande desilusão desta fase de grupos da Liga Europa foi a eliminação do Everton, que foi esmagado pelo Lyon por 3-0. Em busca da 1ª vitória que pudesse manter os ingleses à tona, o Everton falhou redondamente e foi totalmente dominado pelos franceses, saindo desta competição pela porta pequena. Com isso, o apuramento será discutido entre 3 equipas, sendo que a Atalanta poderia já ter garantido o apuramento, mas Apollon necessitava de pontos para puder ainda sonhar com o apuramento. A Atalanta esteve quase 60 minutos na frente do marcador, mas o cipriotas empataram o último minuto e precisam agora de 2 vitórias para se apurarem.

Clube Jogos Pontos
Atalanta 4 8
Lyon 4 8
Apollon 4 3
Everton 4 1

Grupo F

No grupo F, todas as equipas podem ainda garantir o apuramento, com o Sheriff a causar uma das surpresas do grupo ao vencer o Lokomotiv Moskva por 2-1 na Rússia. Os moldavos deram uma boa imagem no jogo contra os russos e relançam-se assim na luta pela qualificação, misturando as contas no grupo. O Copenhaga, que só sabia empatar até agora, venceu o Zlín por 3-0, resultado um pouco pesado para o que se sucedeu em campo.

Clube Jogos Pontos
Copenhaga 4 6
Sheriff 4 6
Lokomotiv 4 5
Zlín 4 2

Grupo G

O Steaua só precisava de 1 ponto para garantir o apuramento e foi exatamente isso que obteve, num empate caseiro contra o Hapoel Beer-Sheva. O resultado foi suficiente e justificado pelo que se passou em campo. Por outro lado, o Plzen venceu em casa o Lugano por uns contundentes 4-1. Este resultado não representa o que se passou em campo, mas mostrou um equipa caseira mais eficaz. Estão 3 equipas a lutar por um lugar de qualificação, separadas por apenas 3 pontos mas tudo poderá já ficar definido na próxima jornada.

Clube Jogos Pontos
Steaua 4 10
Plzen 4 6
Beer Sheva 4 4
Lugano 4 3

Grupo H

Outro apurado saiu do Grupo H, onde o Arsenal necessitava apenas de não perder em casa com o Estrela Vermelha para obter o apuramento. E apesar de ambas as equipas terem tido várias oportunidades flagrantes de golo, nenhuma conseguiu marcar, suficiente para a equipa da casa. O Colónia, que até então não tinha pontos, venceu o BATE Borisov por 5-2, tirando a barriga de misérias e relançando-se na luta pelo apuramento. A equipa da casa produziu muito BomFutebol e conseguir converter em golos, tendo várias oportunidades de golo.

Clube Jogos Pontos
Arsenal 4 10
Estrela Vermelha 4 5
Bate Borisov 4 4
Colónia 4 3

Grupo I

Apenas uma vitória do Vitória SC poderia permitir sonhar com o apuramento para a próxima fase. Uma segunda parte de bom nível permitiu aos vitorianos vencer o Marselha e continuar a lutar com o apuramento. Por seu lado, o Salzburgo poderia já resolver a questão na Turquia contra o Konyaspor, algo que deixaria os turcos em apuros. O empate não satisfez nenhuma das partes, deixando todas as equipas com possibilidade de apuramento.

Clube Jogos Pontos
Salzburgo 4 8
Marselha 4 6
Konyaspor 4 4
Vitória SC 4 4

Grupo J

No grupo J, os líderes podiam, desde já, garantir o apuramento, deixando os que seriam, pelo menos, teoricamente favoritos pelo caminho, mas as derrotas de ZoryaÖstersund relançou as contas no grupo. O Hertha conseguiu a sua primeira vitória, vencendo em casa os ucranianos do Zorya, num jogo em que os alemães foram superiores em tudo. No outro jogo do grupo, o Athletic Bilbao foi demasiado forte para a surpresa desta fase de grupos, os suecos do Östersund. A vitória basca peca por escassa, tendo em conta o BomFutebol ofensivo proporcionado pelo Athletic. Com esta classificação, qualquer equipa se pode apurar, sendo que podemos já ter definições na próxima jornada.

Clube Jogos Pontos
Östersund 4 7
Zorya 4 6
Athletic Bilbao 4 5
Hertha Berlim 4 4

Grupo K

O único pleno nesta fase da Liga Europa pertence à Lázio, que venceu o Nice por 1-0, num jogo bem disputado e onde o empate teria sido um resultado mais justo. Apesar do empate ser suficiente para o apuramento, a vitoria ficou selada no último minuto do jogo, garantindo assim o 1º lugar do grupo. Por outro lado, o Vitesse e o Zulte Waregem jogavam tudo nesta partida, principalmente se o Nice não perdesse em Itália. Apesar de jogar em casa, o Vitesse não teve a sorte do seu lado e sofreu com a eficácia dos belgas, que venceram por 2-0. Agora, apenas um milagre pode salvar os holandeses, que precisam de vencer o Nice e a Lázio e esperar que o Zulte e o Nice não vençam mais nenhum jogo…

Clube Jogos Pontos
Lázio 4 12
Nice 4 6
Zulte Waregem 4 4
Vitesse 4 1

Grupo L

Em contraste, reside no grupo L a única equipa que ainda não pontuou nesta fase da Liga Europa. O Vadar foi a Espanha ser derrotado por 3-0 pela Real Sociedad, num jogo em que não conseguiu mostrar, novamente, o futebol que permitiu eliminar o Fenerbahçe. Com 17 golos (!) sofridos e apenas 1 marcado, a equipa macedónica não parece estar ainda talhada para estas andanças.  Na Noruega, o Rosenborg e o Zenit anularam-se num empate que beneficia mais o Zenit, que assim garante o apuramento, do que a equipa da casa, que deixou a vitória escapar pelos dedos no ultimo minuto do jogo e falhar a aproximação à Real Sociedad, que agora só depende de si para se apurar para a próxima fase.

Clube Jogos Pontos
Zenit 4 10
Real Sociedad 4 9
Rosenborg 4 4
Vadar 4 0

 

Deixe o seu comentário

bomfutebol