-- ------ Liga Europa - 5ª Jornada da Fase de Grupos - Bom Futebol
Bom Futebol

Liga Europa – 5ª Jornada da Fase de Grupos

Liga Europa – 5ª Jornada da Fase de Grupos

Na penúltima jornada, Nice, Sporting de Braga e Real Sociedad selaram o apuramento para próxima fase, sendo que a surpresa Östersund continua a surpreender. O Colónia continua com uma recuperação incrível, de quase eliminado a lutar pelo apuramento até à última jornada. Por outro lado, o Everton continua com maus resultados, sendo copiosamente derrotado em casa pela Atalanta por 5-1 e o Vadar continua sem mostrar o futebol que eliminou o Fenerbahçe na fase anterior.

Grupo A

O Maccabi Tel-Aviv continua a ser o “saco de pancada” deste grupo A, tendo sido derrotado em casa pelo Slavia de Praga por 2-0. A equipa checa bateu o pé em Israel e foi mais eficaz que a equipa da casa, beneficiando da derrota do Astana para assumir o 2º lugar. Preocupante é o facto de o Maccabi ter marcado 0 golos em 5 jogos (!). O Villarreal, por seu lado, foi ao Cazaquistão selar o apuramento, vencendo por 3-2 o Astana. A equipa espanhola foi mais esclarecida e justificou a vitória forasteira, deixando a decisão do 2º lugar para o confronto direto entre Slavia de Praga e Astana, sendo que Villarreal e Maccabi Tel-Aviv já asseguraram o 1º e o 4º posto, respetivamente.

Clube Jogos Pontos
Villarreal 5 11
Slavia Praha 5 8
Astana 5 7
Maccabi Tel-Aviv 5 1

Grupo B

Tudo fechado no Grupo B. O Dynamo de Kiev, já apurado, perdeu no campo do Skënderbeu por 3-2, mas o resultado acabou por não servir aos albaneses que, apesar de subirem ao 3º lugar, só podem igualar o Partizan, mas com desvantagem no confronto directo. A equipa ucraniana podia já ter garantido o 1º lugar, mas terá que o discutir com o Partizan na última jornada. O Young Boys ainda podia sonhar com o apuramento, mas para isso tinha que vencer na Sérvia e confundir as contas do grupo. Mas o Partizan fez o seu papel e venceu por 2-1, subindo ao 2º lugar, selando o apuramento e irá à Ucrânia discutir o 1 lugar do grupo. O outro jogo, entre Young Boys e Skënderbeu servirá apenas para definir quem ficará no 3º e 4º lugar.

Clube Jogos Pontos
Dynamo Kiev 5 10
Partizan 5 8
Skënderbeu 5 5
Young Boys 5 3

Grupo C

Mais um apurado, desta feita no Grupo C. O Sporting de Braga recebeu e venceu o Hoffenheim, contrariando as previsões de um “grupo da morte”. A vitória por 3-1 foi bastante suada, mas garantiu um lugar na próxima fase da Liga Europa. Por seu lado, o Ludogorets podia ter fechado as contas do grupo em casa mas perdeu com o İstanbul Başakşehir, que assim se mantem vivo pela luta pelo apuramento. Com esta vitória, a equipa turca ainda pode igualar os búlgaros do Ludogorets, tendo vantagem no confronto direto, mas, para isso, têm que vencer o Sporting de Braga em casa e esperar que o Hoffenheim vença em casa o atual 2º classificado. A equipa alemã está eliminada e sem possibilidade de lutar pelo apuramento, podendo apenas discutir o 3º lugar do grupo.

Clube Jogos Pontos
SC Braga 5 10
Ludogorets 5 8
İstanbul Başakşehir 5 5
Hoffenheim 5 4

Grupo D

No grupo D, o AC Milan recebeu o Áustria de Viena e carimbou categoricamente o apuramento do golear os austríacos por 5-1. Os italianos deram poucas hipóteses aos forasteiros, tendo André Silva bisado na partida. Outros resultado obteve o AEK, que podia ter fechado o apuramento, caso tivesse vencido o Rijeka em casa, mas a equipa checa necessitava de, pelo menos, empatar para se manter na luta pelo apuramento. O empate a 2 bolas serviu mais a equipa do Aústria de Viena e o Rijeka, que agora terão de defrontar o AEK de Atenas e o AC Milan em casa, respetivamente, e só a vitória interessará. No caso do colosso italiano, o 1º lugar está assegurado, pelo que só irá cumprir calendário na próxima jornada.

Clube Jogos Pontos
AC Milan 5 11
ÂEK 5 7
Austria Viena 5 4
Rijeka 5 4

Grupo E

E o martírio do Everton continua, desta feita às mãos da Atalanta, que foi a Inglaterra trucidar os Toffees por uns claros 5-1. Os italianos foram simplesmente demasiado fortes para uma equipa que está anos-luz do seu real valor e, apesar do resultado estar em 2-1 aos 80 minutos, os últimos 10 minutos foram fatais para a turma de Rooney. O outro apurado foi o Lyon, que resolver a questão em casa, batendo o Apollon por 4-0 e fechando assim as contas do apuramento, num jogo marcado pelo regresso de Fekir. Para a última jornada, está agendado o confronto direta pela disputado do 1º e 2º lugar e também pelos respetivos 3º e 4º lugares.

Clube Jogos Pontos
Atalanta 5 11
Lyon 5 11
Apollon 5 3
Everton 5 1

Grupo F

Por outro lado, os moldavos do Sheriff continuam sem perder neste Liga Europa e assumem o 1º posto no grupo F, ao derrotarem e Zlín por 1-0, que fica sem hipóteses de apuramento. Por outro lado, o Lokomotiv de Moscovo recebeu e venceu o Copenhaga por 2-1, remetendo os dinamarqueses para o 3º lugar, sendo que um dos lugares de apuramento sairá do jogo entre o Copenhaga e o Sheriff, enquanto o Lokomotiv só tem que empatar em casa do Zlín para garantir o apuramento para a próxima fase.

Clube Jogos Pontos
Sheriff 5 9
Lokomotiv Moscovo 5 9
Copenhaga 5 6
Zlín 5 2

Grupo G

Com o Steaua já apurado, tanto o Plzen, Lugano e Hapoel Be’er-Sheva necessitavam de vencer para lutar pelo apuramento, sendo que caso o primeiro vencesse, ficavam já fechadas as contas. E foi exatamente isso que aconteceu, provocando a 1ª derrota da competição aos romenos e carimbando o apuramento ao Plzen. De nada valeu a vitória caseira do Lugano, que ascendeu ao 3º lugar mas sem hipóteses de lugar pelo 2º lugar, tal como o Hapoel Be’er-Sheva. A última jornada será, portanto, para cumprir calendário.

Clube Jogos Pontos
Steaua 5 10
Plzen 5 9
Lugano 5 6
Hapoel Be’er Sheva 5 4

Grupo H

O Colónia consegue, em 2 jornadas, passar de condenado à eliminação à pole position pelo 2º lugar, ao vencer o líder do grupo Arsenal por 1-0. Apesar de mais atacante, o pouco esclarecimento do ataque inglês permitiu aos alemães manterem-se na luta pelo apuramento. Será uma luta renhida, pois o empate entre BATE e Estrela Vermelha colocou os 3 emblemas separados por apenas 1 pontos, sendo que o BATE terá, em principio, a tarefa mais difícil de ter que vencer em Londres e esperar um empate entre Estrela Vermelha e Colónia. Para os alemães, basta um empate e os sérvios terão que vencer obrigatoriamente.

Clube Jogos Pontos
Arsenal 5 10
Colónia 5 6
Estrela Vermelha 5 6
BATE 5 5

Grupo I

No grupo I, o Salzburgo selou facilmente o apuramento com uma vitória sobre o Vitória Sport Clube. O resultado foi pesado para a equipa vitoriana, que saiu derrotada por 3-0, apesar de ainda ter uma réstia de esperança. Isto porque o Konyaspor e o Marselha empataram na Turquia e caso a equipa portuguesa vença os turcos em casa e o Marselha perca no Velodrome contra o Salzburgo, conseguirá o apuramento para a próxima fase, estando a faca e o queijo nas mãos dos franceses, que ocupam, neste momento, o 2 lugar do grupo.

Clube Jogos Pontos
Salzburgo 5 11
Marselha 5 7
Konyaspor 5 5
Vitória SC 5 4

Grupo J

A surpresa desta fase é mesmo o Östersund, que se apurou ao vencer o Zorya por 2-0, em casa. Os ucranianos podiam também ser carimbado o apuramento, mas esta derrota permite aos espanhóis do Athletic Bilbao ascender ao 2º lugar, depois de vencerem por 3-2 o Hertha de Berlim, que se vê afastado da próxima fase da Liga Europa. Resta a última jornada, onde está agendado o jogo entre Zorya e Athletic Bilbao, para disputar o apumento, e entre o Östersund e o Hertha Berlim, que vão tentar garantir o 1º e o 3º lugar respetivamente.

Clube Jogos Pontos
Östersund 5 10
Athletic Club 5 8
Zorya 5 6
Hertha 5 4

Grupo K

Tudo fechado neste grupo. A Lázio, já apurada, falha o pleno ao empatar em casa com o Vitesse, que já estava eliminado. O jogo decisivo foi entre o Nice e o Zulte Waregem, tendo a vitória sorrido aos franceses por 3-1 e assim conseguiram, desde já, fecha o apuramento. A última jornada será para cumprir calendário e para definir o 3º e 4º lugar, por uma questão de honra.

Clube Jogos Pontos
Lázio 5 13
Nice 5 9
Zulte Waregem 5 4
Vitesse 5 2

Grupo L

Outro grupo onde ficou tudo definido. A vitória forasteira da Real Sociedad sobre o Rosenborg por 1-0 permitiu fechar as contas do grupo, sendo que a liderança do grupo será discutido na próxima jornada, num confronto direto entre a equipa espanhola e o Zenit. Os russos infligiram a 5ª derrota ao Vadar, que, depois de eliminar o Fenerbahçe na fase anterior, não conseguiu sequer pontuar nesta Liga Europa, tendo que defender a honra no ultimo jogo contra o Rosenborg.

Clube Jogos Pontos
Zenit 5 13
Real Sociedad 5 12
Rosenborg 5 4
Vadar 5 0

Deixe o seu comentário

bomfutebol