-- ------ Nakajima, terá a Fórmula 1 chegado ao Portimão do futebol? - Bom Futebol
Bom Futebol

Nakajima, terá a Fórmula 1 chegado ao Portimão do futebol?

Shoya Nakajima

Nakajima, terá a Fórmula 1 chegado ao Portimão do futebol?

O Portimonense volta a recrutar no Japão. Terá Nakajima o sucesso de Kanazaki? Fonte: http://www.1949er.org

Depois de Mu Kanazaki, cujo talento e qualidade apresentados no Portimonense não foram devidamente potenciados por cá, agora a brilhar no campeão nipónico Antlers, chega aos ‘aurinegros’ algarvios Shoya Nakajima, promissor talento oriundo do FC Tóquio, em busca de afirmação ocidental. Vítor Oliveira bem necessita de mais alternativas.

Quem acompanha o universo da Fórmula 1 há décadas por certo se lembra do pioneiro nipónico na competição, Satoru Nakajima, não o primeiro japonês a correr na F1, foram vários nos anos 70 a competirem no Grande Prémio do Japão, no entanto foi ele o primeiro do ‘País do Sol Nascente’ a fazer o calendário completo. Mesmo que sem relação, conhecida pelo menos, o jovem ala Shoya Nakajima chega a uma terra de pescadores, de turismo, mas também de velocidade, ou não estivesse ali situado o autódromo do Algarve, um dos candidatos a um regresso da F1 a Portugal e que acolhe habitualmente provas internacionais de velocidade a duas rodas e não só.

Mas centrando-nos no futebol, Shoya Nakajima é um talento de 23 anos, internacional nipónico desde os sub17, ainda nos seus tempos de Tokyo Verdy, contudo tem tido algumas dificuldades de afirmação, face à idade, até 2017, ano em que finalmente se confirmou como primeira escolha no FC Tóquio, somando até ao momento dois golos e três assistências.

De drible bem curto, o internacional olímpico tem um centro de gravidade baixo, exibe boas mudanças de velocidade e tem uma vertiginosa capacidade de viragem em posse que desequilibra quase qualquer marcador. Falta-lhe timing de passe, face à elevada qualidade técnica, e tem tendência à queda fácil.

Apesar do drible fácil a dois pés, chuta preferencialmente de pé direito e a sua posição mais adequada, por aquilo que mostrou até ao momento, será como ala-interior esquerdo, puxando para dentro e tirando partido do remate fácil que possui. Não se pense, contudo, que se exime de utilizar o pé esquerdo no remate, não deixa de o fazer quando a oportunidade surge.

Num contexto competitivo tão distinto do nipónico, a adaptação à realidade algarvia e da liga portuguesa, com marcações muito mais apertadas e duras, será curioso observar a adaptação e, claro, se terá o tempo de jogo necessário para demonstrar o talento inato que exibe.

Convém notar que ainda no ano passado Nakajima se dividiu entre a primeira equipa do FC Tóquio e a segunda, a alinhar na J3 League, algo que não deveria suceder já a um futebolista de 23 anos, já em fase ‘maturatória’ de primeira equipa e não de divisão entre as duas.

Apesar de fazer parte das selecções japonesas até aos sub23/Olímpicos, Nakajima alinhou no terceiro escalão japonês até 2014, primeiro no Tokyo Verdy, depois no Kataller Toyama, onde brilhou ao ponto de chamar a atenção dos responsáveis do FC Tóquio, onde passou a alinhar.

Nas selecções nipónicas tem sido excelente, foi um dos grandes responsáveis pelo título asiático de sub23 em 2016, particularmente na fase a eliminar, autor de um bis no prolongamento face ao Irão nos quartos e considerado o melhor futebolista da competição! As suas exibições pela ‘Nacional’, onde ostenta a ’10’ e tem maior liberdade ofensiva, não tão preso ao flanco, denotam que pode ser mais decisivo e preponderante em terrenos mais avançados, no último passe e sem estar demasiado encostado à linha e com a preocupação de apoiar o lateral defensivamente, mas as necessidades do Portimonense podem obrigá-lo a uma ‘nova vida’ no relvado, não necessariamente potenciando ao máximo todo o seu talento e aquilo que pode oferecer.

O talento de Nakajima está lá e cabe agora a Vítor Oliveira e restante equipa técnica tirar o melhor partido do jovem japonês no sentido de oferecer ao Portimonense o melhor que este talento pode dar. Os algarvios têm opção de aquisição no final deste empréstimo.

Deixe o seu comentário

bomfutebol
Powered by Live Score & Live Score App