-- ------ O regresso do Leão - Bom Futebol
Bom Futebol

O regresso do Leão

O sorteio da Liga dos Campeões ditou que, o Sporting tivesse a companhia do actual campeão europeu Real Madrid, dos alemães Borussia Dortmund e dos polacos Légia de Varsóvia.

Ao ver esta conjugação no grupo, o que dirá um adepto atento a esta liga milionária?

Provavelmente que, o Real Madrid será primeiro, seguido do Borússia Dortmund, sendo o Sporting terceiro e o Légia o quarto classificado. Esta será a previsão teórica mais consensual, mas na prática, como será?

O futebol é fértil em surpresas e essas são a base da minha expectativa em relação a este grupo e à sua classificação final, pois não sendo eu vidente, passo a analisar aquilo que me é dado a perceber em relação a cada equipa, para de alguma forma, ter uma ideia daquilo que podemos esperar neste grupo, para além de Bom Futebol.

1.1

O Real Madrid dispensa apresentações. Actual campeão europeu e vencedor desta competição por onze vezes, os merengues treinados por Zinedine Zidane, são amplamente favoritos ao 1º lugar do Grupo F.

1.2.jpg

Com uma base já cimentada de outras épocas esta equipa joga habitualmente num 4-3-3, tendo opções de grande valia para todas as posições. Destaque para jogadores como Sérgio Ramos, Pepe, Toni Kroos, Bale, Benzema, Morata e claro o nosso português Cristiano Ronaldo que continua sedento de golos e títulos. É realmente uma constelação de estrelas, que trabalhando em equipa são quase imbatíveis.

1.3

O Borussia Dortmund é sempre um candidato a chegar longe nesta competição. Para além de ter vencido esta competição em 1996/97, foi finalista vencido em 2012/13, onde curiosamente também defrontou na fase de grupos e na meia-final o Real Madrid, tendo ficado em primeiro no grupo e vencido também os madrilenos, na eliminatória de acesso à final de Wembley. Treinada por Thomas Tuchel esta equipa faz do seu estádio uma verdadeira fortaleza, ou não fosse um dos estádios com melhor média de espectadores da Europa. O ambiente frenético criado em todo o estádio, em especial na “Parede Amarela” é um factor de grande motivação para a equipa.

1.4.jpg

Destaque para jogadores como Raphael Guerreiro, Bartra, Passlack, Gotze, Schurrle e o avançado Aubameyang entre tantos outros. Esta é uma equipa a ter em conta não só nesta fase de grupos como em toda a competição.

1.5

Depois de na época transacta o Sporting ter tido um desempenho algo decepcionante a nível europeu, os leões querem mostrar à Europa de que fibra são feitos e para isso nada melhor do que estarem inseridos num grupo de dificuldade elevada.

O vice-campeão português iniciará esta competição no Santiago Bernabeu, pelo que não se recomendam poupanças na equipa de Jorge Jesus, sob pena de saírem vergados a uma derrota confrangedora. Se a ambição sportinguista é passar esta fase de grupos, só há uma forma de encarar esta competição, que é com todos os trunfos disponíveis, sem invenções e sem mudanças drásticas no onze titular.

1.6.jpg

É claro que as outras equipas olharão para o Sporting com muito respeito, até porque em Alvalade estão três campeões europeus. Para além destes três jogadores, Rui Patrício, Adrien e William Carvalho, destaque para jogadores como Coates, Bryan Ruiz, Campbell, Markovic, Dost e André.

1.7

Por último o Légia de Varsóvia, uma equipa polaca que teve de atravessar três eliminatórias até chegar a este sorteio e tal como o Sporting quer protagonizar uma surpresa no Grupo F.

Treinada pelo albanês Besnik Hasi, esta equipa está ainda à procura do seu onze ideal e isso repercute-se nos resultados inconstantes, quer a nível interno quer a nível externo. Não havendo uma estrela da companhia nesta equipa, o Légia tentará fazer do seu colectivo a principal arma para derrotar os seus adversários.

Há poucos anos atrás esta equipa polaca defrontou o Sporting para a Liga Europa, sendo que a equipa portuguesa venceu em Alvalade por 1-0 e empatou em Varsóvia 2-2.

1.8.jpg

Atenção ao Légia a jogar no seu estádio, que perante os seus adeptos indefectíveis, consegue muitas vezes atingir níveis de superação assinaláveis.

Feita a apresentação do Grupo F, gostaria de saber a opinião dos nossos seguidores em relação às reais possibilidades do Sporting nesta competição.

Será que Real Madrid e Borussia Dortmund confirmam o seu natural favoritismo?

Será que o Sporting terá mesmo uma tarefa dantesca neste grupo? Ou conseguirá operar a pouco provável surpresa?

E o Légia terá capacidade de ombrear com os favoritos? Ou apenas lutará pela ida à Liga Europa?

Tudo isto será brevemente desvendado, com a certeza de ver-mos Bom Futebol… o melhor do planeta.

Autor: Daniel Monteiro

Deixe o seu comentário

bomfutebol
Cópia não permitida! Conteúdo protegido por direitos de autor.