-- ------ Taça CTT - História e criação - Taça da Liga - BomFutebol.pt
Bom Futebol

Taça CTT – História e criação

Taça da Liga

A Taça da Liga é uma competição relativamente recente no calendário futebolístico português, em comparação a outras ligas europeias. A final da edição de 2016/17 joga-se amanhã e o BomFutebol faz aqui a retrospectiva da sua curta história.

Criação da Taça Carlsberg

A Taça da Liga, organizada pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, é considerada como a 3ª edição mais importante do calendário nacional. Criada em 2006, tendo sido proposta por Boavista e Sporting e aprovada por unanimidade, alberga todos os clubes das ligas profissionais, i.é., Primeira e Segunda divisão, excluindo as equipas B. A sua primeira edição, chamada Taça Carlsberg, por motivos de patrocínio, jogou em eliminatórias, que começaram com as equipas da 2ª divisão a jogarem entre si, sendo que na 2ª eliminatória os clubes da Primeira Liga classificados até ao 9º lugar já a disputaram e na 3ª eliminatória já participaram todos os clubes da Primeira Liga. Essa competição foi vencida, nos penalties, pelo Vitória de Setubal contra o Sporting Clube de Portugal, após uma fase grupos a 4 e uma finalíssima entre estes.

vitoria_de_setubal_vencedor_taca_da

Vitória de Setubal vencedor taça da Liga

O inicio da hegemonia

Já na 2ª edição, a estrutura da prova sofreu alterações, ao remover-se o grupo final de 4 equipas, para introduzir, na 3ª eliminatório, 3 grupos de 4 equipas, onde se apuravam os melhores primeiros classificados e o segundo melhor, seguido de meias finais e final. Essa edição foi vencida pelo Sport Lisboa e Benfica, em grande penalidades contra o Sporting. Nova edição, nova alteração para a época de 2009-2010. Foi introduzida uma nova fase de grupos na 2ª eliminatória, sendo que esta edição foi novamente ganha pelo Sport Lisboa e Benfica, derrotando o Futebol Clube do Porto por 3-0 na final.

Fase Taça Bwin

Para além da alteração do patrocínio e respectivo naming, as eliminatórias foram, novamente, alteradas, sendo que a 1ª eliminatória passou a ser uma fase de grupos, com uma eliminatória a 2 mãos de seguida e uma nova fase de grupos seguida de meias finais e final. Outra vez, o Sport Lisboa e Benfica a vencer a competição, desta feita contra o Paços de Ferreira. Na 5ª edição e por decisão do tribunal, a competição passou-se a chamar apenas Taça da Liga. Pela primeira vez, o modelo competitivo manteve-se, tal como o vencedor Benfica, que derrotou o Gil Vicente na final.

Braga interrompe mas Benfica estabelece recorde

Na edição 2012/13, o Braga consegue levar de vencida, na final, o Futebol Clube do Porto e interromper a sucessão de títulos do Sport Lisboa e Benfica. No entanto, na edição seguinte, o Benfica vence novamente, ao derrotar o Rio Ave por 2-0 e continuar a vincar a sua hegemonia na prova, que ficou ainda mais vincada com nova vitória em 2014/2015, ao vencer a final contra o Marítimo por 2-1. Na última edição, já conhecida como Taça CTT, novamente ganha pelo Sport Lisboa e Benfica contra o Marítimo, a competição sofreu nova alteração, com as primeiras 2 fases a serem jogadas como eliminatórios, seguidas de fase de grupo, meias-finais e final.

Este ano, o Benfica, que dominou totalmente a competição desde a sua criação com 7 vitórias em 9 possível, não poderá defender o seu título, sendo que se espera um duelo do Minho bastante aguerrido, com o Braga a querer vencer a 2ª Taça da Liga da história e juntar mais um título e um Moreirense moralizado pela vitória sobre o Benfica a querer fazer história.

 

Deixe o seu comentário

bomfutebol
Powered by Live Score & Live Score App