-- ------ Taça da Liga CTT - Análise Fase de Grupos
Bom Futebol

Taça da Liga CTT – Análise Fase de Grupos

Taça da Liga CTT -Análise Fase de Grupos

A Taça da Liga CTT finalizou esta quarta feira a fase de grupos. Após um total de 24 jogos divididos em 6 jogos por grupo, ficamos a conhecer os 4 finalistas que avançarão para a Final Four a disputar-se no Estádio do Algarve. Emoção e alguma polémica foram constantes nesta fase de grupos da Taça da Liga CTT.

Grupo A

Composto por Sporting, Vitória de Setúbal, Arouca e Varzim, este foi dos grupos mais equilibrados. Na primeira jornada do Grupo A o Varzim (que disputou a 1ª e a 2ª fases da prova) surpreendeu todos com uma vitória por 1-0 sobre o Vitória de Setúbal. Já o Sporting cumpriu os requisitos mínimos e levou de vencida o Arouca pelo mesmo resultado. Na segunda jornada, o Varzim deslocou-se a Alvalade mas foi incapaz de repetir a surpresa da jornada anterior. Desta vez, o favorito Sporting confirmou o seu favoritismo e venceu o Varzim por 1-0. Ainda na jornada 2, o Vitória de Setúbal recebeu o Arouca e venceu por 1-0 (o único resultado em todos os primeiros quatro jogos).

Chegados à jornada final, o Sporting ia disputar o jogo em Setúbal com seis pontos, mais três que o Vitória de Setúbal. Um empate bastava para a equipa do Sporting carimbar a passagem para a Final Four da Taça da Liga CTT. Já o Vitória de Setúbal precisava de ganhar e esperar que o Varzim não ganhasse no outro jogo com o Arouca. A equipa de Arouca era a única que à partida já não tinha qualquer hipóteses de avançar na prova. Em Arouca, a equipa da casa acabaria por vencer por 3-0 o Varzim, acabando com o sonho da equipa da Ledman LigaPro. Já em Setúbal, num jogo que terminou envolto em polémica, o Vitória de Setúbal venceu por 2-1 o Sporting.

Classificação Final Grupo A

Com os mesmo pontos (seis) e a mesma diferença de golos, acabaria por ser a média de idades mais baixa entre os jogadores utilizados nos três jogos a ser o factor de desempate. Com uma média de idades de 25,45, contra a média de 26,21 do Sporting, acabaria por ser o Vitória de Setúbal a terminar no primeiro lugar do grupo e avançar para a Final Four. Na terceira posição ficou o Arouca e o Varzim terminou em quarto lugar, apesar de ter demonstrado um desempenho assinalável durante a prova.

1 Vitória de Setúbal 6 pts
2 Sporting 6 pts
3 Arouca 3 pts
4 Varzim 3 pts

Grupo B

Grupo constituído apenas por equipas que militam na Liga NOS: Porto, Moreirense, Feirense e Belenenses. Na primeira jornada o Porto recebeu o Belenenses e não foi além de um empate sem golos. No outro jogo da jornada o Moreirense deslocou-se a Santa Maria da Feira e venceu por 1-2 o Feirense. Com este resultado o Moreirense seria o primeiro líder do grupo B. Na jornada seguinte o Moreirense recebeu o Belenenses, num jogo com bastantes golos que terminou empatado 3-3. Já o Porto teve novo jogo em casa e novamente a demonstrar dificuldades na finalização. Desta vez um empate 1-1 frente ao Feirense.

À partida para a última jornada o Porto necessitava de vencer o Moreirense. Além disso necessitava que o Belenenses não ganhasse ou que o fizesse com uma diferença menor que o Porto. Já  o Moreirense recebia o Porto, bastando um empate para avançar. A verdade é que o Moreirense fez mais do que isso. Venceu o Porto por 1-0, garantindo assim a passagem para a fase seguinte da Taça da Liga CTT. No outro jogo Belenenses e Feirense empataram a 2 golos cada.

Classificação Final do Grupo B

Concluídos os jogos do grupo B, Moreirense garantiu o surpreendente primeiro lugar com sete pontos, fruto de duas vitórias e um empate. Na segunda posição, o Belenenses com três pontos devido a três empates. Em terceiro lugar o Feirense, com dois pontos resultantes de dois empates e uma derrota. No último lugar do grupo o Porto, que apesar de ter os mesmos dois pontos que o Feirense, teve menos golos marcados, assumindo o quarto lugar do grupo.

1 Moreirense 7 pts
2 Belenenses 3 pts
3 Feirense 2 pts
4 Porto 2 pts

Grupo C

O grupo C da Taça da Liga CTT foi composto por Braga, Marítimo e Rio Ave, a representarem a Liga NOS. O Sporting da Covilhã representou neste grupo a Ledman LigaPro, após disputar a 1ª e 2ª fases da Taça da Liga CTT. Na primeira jornada o Sporting de Covilhã recebeu o Marítimo e conseguiu conquistar um ponto, após empate 1-1. No outro jogo o Braga foi surpreendido em casa, ao perder 1-2 com o Rio Ave. Já na segunda jornada o Sporting da Covilhã não conseguiu surpreender novamente e saiu vergado com uma pesada derrota por 4-0, na deslocação a Braga. No segundo jogo da segunda jornada, o Marítimo equilibrou o grupo, ao conseguir vencer o Rio Ave por 1-0, no seu próprio estádio.

À entrada para a última jornada o Marítimo partia com um ponto de vantagem em relação a Braga e Rio Ave. As três equipas necessitavam de ganhar para confirmar a passagem à Final Four. A equipa do Braga deslocou-se ao Funchal e arrecadou uma vitória por 0-1, com um golo de Emiliano Velázquez mesmo em cima do apito final. Já a equipa do Rio Ave recebeu o Sporting da Covilhã e venceu por 2-0.

Classificação Final do Grupo C

Concluídos os jogos do grupo C, Braga e Rio Ave terminaram com seis pontos, resultantes de duas vitórias e uma derrota. Foi a equipa do Braga quem garantiu a passagem para a Final Four, pelo facto de ter uma maior diferença de golos. O Braga terminou com um saldo positivo de 4 golos, enquanto que o Rio Ave com uma diferença de golos marcados e sofridos de 2 golos ficou em segundo lugar. O Marítimo terminou em terceiro lugar com quatro pontos. Por último ficou o Sporting da Covilhã com somente um ponto.

1 Braga 6 pts
2 Rio Ave 6 pts
3 Marítimo 4 pts
4 Sporting Covilhã 1 pts

Grupo D

O último grupo desta fase de grupos da Taça da Liga CTT foi constituído por Vitória de Guimarães, Benfica, Paços de Ferreira e Vizela. No primeiro jogo da primeira jornada, o Benfica recebeu o Paços de Ferreira e venceu o jogo por 1-0, com golo de Cervi. A encerrar a jornada, o Vitória de Guimarães deslocou-se a Vizela e venceu o jogo por 1-2. Vitória de Guimarães e Paços de Ferreira empataram 2-2 no jogo que abriu a segunda jornada do grupo D. No Estádio da Luz, o Benfica não deu hipóteses ao Vizela e venceu por 4-0, garantido seis pontos em dois jogos.

Com um jornada por disputar, o Benfica deslocou-se a Guimarães necessitando apenas de um empate para vencer o grupo. Já o Vitória de Guimarães recebia o Benfica, sabendo que somente uma vitória seria suficiente para chegar ao primeiro lugar. Num jogo bem disputado e com bastante intensidade, apesar das muitas alterações em ambas as equipas, o Benfica venceu por 0-2, com um bis de Gonçalo Guedes. No outro jogo do grupo, Paços de Ferreira e Vizela empataram a 2-2. Um jogo em que o Vizela esteve a ganhar por 0-2. Mas, Welthon foi herói ao sair do banco pacense para fazer os dois golos do empate.

Classificação Final do Grupo D

Após três vitórias em três jogos o Benfica garantiu o pleno, arrecadando o primeiro lugar com nove pontos conquistados. Além do apuramento, o Benfica demonstrou uma boa eficácia ofensiva (sete golos marcados) e grande consistência defensiva (zero golos sofridos). O Vitória de Guimarães ficou em segundo lugar com quatro pontos feitos (uma vitória, um empate e uma derrota). O Paços de Ferreira acabou em terceiro lugar com dois pontos (dois empates e uma derrota). A fechar a classificação ficou o Vizela, com um ponto feito resultado de um empate e duas derrotas.

1 Benfica 9 pts
2 Vitória de Guimarães 4 pts
3 Paços de Ferreira 2 pts
4 Vizela 1 pts

Final Four Taça da Liga CTT

Pela primeira vez na história da Taça da Liga, o vencedor será encontrado numa Final Four. Com os jogos já emparelhados, no dia 25 de Janeiro o Vitória de Setúbal jogará com o Braga. No dia seguinte será a vez do Moreirense defrontar o Benfica no outro jogo de acesso à final. O jogo da final da Taça da Liga CTT está marcado para o dia 29 de Janeiro, com todos os jogos da Final Four a serem disputados no Estádio do Algarve. Espera-se que esta Final Four seja uma verdadeira festa do Futebol mas acima de tudo uma festa do Bom Futebol!

25/01/2017 Vitória de Setúbal 20h45 Braga
26/01/2017 Moreirense 20h45 Benfica

Deixe o seu comentário

bomfutebol