-- ------ Talvez o mais conhecido de todos os Futuros Pelés - Bom Futebol
Bom Futebol

Talvez o mais conhecido de todos os Futuros Pelés

Talvez o mais conhecido de todos os Futuros Pelés, Fredua Koranteng “Freddy” Adu é mundialmente conhecido por ter sido uma promessa do futebol mundial – e de não ter passado disso. Nascido em Tema, no Gana, Adu já jogava futebol contra miúdos mais velho quando, aos 8 anos, a sua mãe ganhou um visto de permanência no EUA e imigraram com residência em Maryland, onde Adu continuou a jogar futebol.

ERFADF

Aos 10 anos, deu nas vistas num torneio de desenvolvimento pré-olímpico, onde foi considerado melhor jogador e melhor marcador e com 12 anos já era convocado para a seleção de sub-17 dos EUA. Aos 14 anos, foi primeira escolha no SuperDraft pelo DC United, tendo recebido um contrato anual de 500.000$ (um dos mais altos salários na época) e assinou um contrato de 1.000.000$ pela Nike. Tendo jogador regularmente entre 2004 e 2006, pelo DC United, tendo inclusive sido escolhido para a equipa do ano em 2 dos 3 anos em que representou esta franchise. Apesar das boas performances, a passagem para o nível profissional não lhe permitiu a explosão esperada e foi trocado para o Real Salt Lake, algo que também viu com bons olhos, pois acreditou que poderia jogar na posição que mais gostava – 2º avançado – algo que não acontecia no DC United. Após apenas uma temporada, foi vendido pela MLS ao SL Benfica, tendo apenas 18 anos de idade. Em Portugal, começou com algum impacto mas rapidamente saiu do protagonismo. Teve várias passagem pela Europa – Mónaco, Belenenses, Aris de Salónica e Caykur Rizespor – regressando pela porta pequena para o Philadelphia Union, onde teve um impacto positivo no inicio, mas o seu custo era demasiado elevado para o ser desempenho, pelo que ao fim da segunda temporada foi novamente dispensado. Passou depois pelo FK Jagodina, da Sérvia, pelo Bahia de Salvador e encontra-se no Tampa Bay Rowdies, uma equipa do NAFL.

FVBE

Durante estes anos, sempre que convocado para a seleção, Adu destacou-se pela mesmo, não correspondendo nos clubes às exibições em competições como a Gold Cup. Apesar deste trajeto tão acidentado, Adu tem apenas 26 anos, sendo que muitos já não depositam a esperança que outrora foi depositada neste Wonderkid.

Autor: João Pedro Português

Deixe o seu comentário

bomfutebol