-- ------ Paredes isoladas no topo para as Caldas de Vizela - CP - Série A - Bom Futebol
Bom Futebol

Paredes isoladas no topo para as Caldas de Vizela – CP – Série A

Paredes isoladas no topo para as Caldas de Vizela – CP – Série A

O Campeonato de Portugal chegou ao seu primeiro quinto e na Série A o Vizela assume a liderança isolada fruto de um golo de Paredes, aproveitando os primeiros desaires de Vilaverdense e Fafe. O resumo da 6.ª jornada e alguns dados do campeonato até ao momento.

Série A

Vilaverdense e Fafe caíram do topo da tabela após perderem os seus desafios, passando agora o Vizela a liderar isolado e o Torcatense a subir ao 2.º lugar.

Foram utilizados até ao momento 318 jogadores, de 22 nacionalidades, numa média de quase 20 por clube. Os portugueses perfazem cerca de 3/4 dos futebolistas usados. Angola, Argentina, Brasil (quase 10 por cento), Burkina Faso, Camarões, Chile, Colômbia, Costa do Marfim, Espanha, França, Gana, Guiné-Bissau, Itália, Nigéria, Senegal, Suiça, Turquia, Ucrânia, Uruguai e Venezuela são os países com detentores de passaportes seus a já terem sentido a relva na Série A do Campeonato de Portugal.

A AD Oliveirense foi a equipa com mais futebolistas utilizados (23), em contraponto com o Vilaverdense (17). Nota para os madeirenses do Câmara de Lobos, cujos 20 jogadores já com minutos são todos portugueses.

A equipa mais jovem até ao momento é o São Martinho (23,57). O Merelinense (28, 61) é o mais experiente.

Como se nota na tabela abaixo, a média de golos da Série A está nos 2,48 golos por partida.

Vizela 1-0 Pedras Salgadas

Um matutino golo, obtido por um dos reforços da temporada, o avançado figueirense João Paredes, acabou por valer os três pontos e consequente liderança ao Vizela, na recepção ao Pedras Salgadas.

Apenas na ronda inaugural conseguiu o Vizela vencer por margem superior a um golo. Depois dos dois empates nas 3.ª e 4.ª rondas, os ‘caldenses’ obtêm o segundo triunfo por 1-0 e assomem ao topo da tabela.

O veterano Pedro Albergaria, na baliza, o jovem central João Cunha e o marfinense Evrard são os totalistas do Vizela até ao momento, no campeonato.

O Pedras Salgadas somou a terceira derrota, mas tem igual número de vitórias. Na equipa das ‘águas’ são totalistas o guardião Cajó, o lateral Miguel Carreira e o médio Zé Lopes.

Vídeos da autoria da página oficial do Futebol Clube de Vizela no facebook

Vídeo 1

Vídeo 2

Torcatense 1-0 Bragança

Ximena, o guarda-redes ‘mito’ do Bragança, já com tantos anos de ligação ao clube onde completou o seu trajecto formativo, regressou às redes de uns brigantinos invadidos por uma espécie de vírus que deixou imensos elementos do plantel de baixa, por problemas físicos de vária ordem, mas não impediu os de Guimarães de alcançarem uma vitória que os catapultou para a 2.ª posição.

O médio Vitinha, um dos muitos produtos da escola vitoriana a alinharem em clubes minhotos, foi o autor do único tento do desafio, garantindo aos de S. Torcato importantes três pontos.

João Nuno, guarda-redes, Fábio Vieira, central vizelense de 20 anos e o lateral esquerdo famalicense Pedro Campos compõem o trio que realizou todos os minutos de Campeonato de Portugal 17/18 pelo Torcatense.

No lado dos comandados de Tony, parte dos três que fecham a tabela, o defesa Ká é o único a ter completado todos os minutos de campeonato.

Mirandela 3-2 Vilaverdense

Os minhotos entraram para a 6.ª jornada numa liderança partilhada, contudo a viagem à terra afamada pelas alheiras terminou na primeira derrota dos de Vila Verde e queda para a 3.ª posição.

Até foram os visitantes a abrirem o marcador. Zé Pedro, autor dos dois tentos, realizou o 1-0 logo aos quatro minutos de encontro. O avançado limiano que passou por camadas jovens de Boavista, FC Porto e Sporting Braga soma três golos no campeonato.

Vídeo da autoria da página oficial do Vilaverdense Futebol Clube no facebook.

A resposta dos transmontanos foi pronta e Angola empatou pouco depois dos 10 minutos.

Ricardo Mangas, formando do Benfica no seu primeiro ano de sénior, deu vantagem aos da casa no início da segunda parte. O avanço passou para dois golos quando o guineense Grinood, ao segundo poste, deu o melhor seguimento a um centro largo de Angola, numa jogada que se iniciou nos pés de Mangas, da esquerda para o meio, chegou ao flanco direito e foi concluída na pequena área ao poste contrário.

O melhor que o, até então, co-líder conseguiu foi reduzir para 3-2, novamente com golo de Zé Pedro.

Pedro Fernandes e Corunha são os totalistas no Mirandela, Pedro Freitas, Rafael Vieira, Ibraima Sô, Pedro Lemos e o veterano Nené alinharam o tempo inteiro no Vilaverdense.

Fafe 0-1 AD Oliveirense

Quem também fazia parte do grupo da frente era a Associação Desportiva de Fafe, surpreendida em casa pela Oliveirense para a primeira derrota no Campeonato de Portugal 17/18.

Uma excelente iniciativa pela direita, virada para a esquerda posteriormente, com o marfinense Touré como um dos protagonistas, tem em Gil Barros, um dos totalistas nos visitantes, o autor daquele que foi o único golo da partida.

Vídeo da autoria da Fafe Tv

 

Esta foi somente a segunda vitória dos forasteiros, que têm Edgar Sá e Gil Barros como únicos totalistas. Os reforços Rui Nibra e Adilson Vaz realizaram todos os minutos até ao momento nos fafenses que, em 22 futebolistas utilizados, contabilizam 11 com nacionalidade estrangeira.

Vídeo da autoria da página oficial do facebook da Associação Desportiva de Fafe

 

 

Vídeo 2

Montalegre 3-2 Atlético dos Arcos

Quem prossegue sem conhecer o sabor da vitória é a equipa de Arcos de Valdevez, apenas com três empates, derrotada na visita a Montalegre.

Aliu Cassamá está a revelar-se importante nos transmontanos, já com três golos, um dos quais nesta recepção ao Atlético, logo a abrir o marcador aos quatro minutos. Ivan Machado, bis, igualou aos oito, mas ainda no primeiro tempo o avançado brasileiro Paulo Roberto somou mais um e deu novo avanço à equipa da casa. Prince fez o 3-1 ainda antes de Ivan Machado reduzir.

Paulo Roberto e Baba Sow são os totalistas de Viage. O veterano Paulo Amaral é o único a tempo inteiro para Rego no Atlético.

Apesar de serem ‘colistas’ na tabela, os de Arcos de Valdevez têm alguns elementos a mostrarem qualidade, de entre os quais se destaca naturalmente Ivan Machado, segundo ano de sénior, 20 anos, quatro golos, que poderá dar o salto para outros patamares em breve.

Mondinense 0-5 Merelinense

Depois de três empates e uma derrota, os de Merelim S. Pedro somam a segunda conquista seguida e esta com um ‘estalo’ em Mondim de Basto, com bis de André Perre, beneditense que trocou Famalicão por Merelim neste defeso.

O encontro rumou cedo para os visitantes, quando Luís Ferraz, o ’10’ da casa, resolveu abrir o marcador, estavam decorridos cinco minutos apenas.

Apesar desse tento, apenas na segunda metade a vitória assumiu contornos de goleada, com o brasileiro Agdon a somar mais uma concretização, Jaiminho, o filho de Jaime Graça e irmão de Yazalde, cedido pelo Rio Ave, a estrear-se a marcar pelos visitantes, antes de Perre bisar.

Os veteranos Rui Rego e Hélder Sousa continuam a ter protagonismo, dentro e fora do relvado, fazendo parte do trio que alinhou todos os minutos de campeonato pelo Merelinense, a par do jovem Rodrigo Borges, ex-Vitória Guimarães, que no primeiro ano sénior está a ter o que um jovem necessita, muitos minutos e elevada dose de confiança, um central a seguir.

Outro veterano das balizas, Murta, é totalista no Mondinense, acompanhado por Rui Jorge, médio formado no Aves e um dos que ‘perdeu’ com o precipitado fim da equipa ‘B’ avense, do defesa Raul Babo, do lateral Beijinhos e do interessante Dani Gonçalves, um achado no Régua.

Arões 2-3 São Martinho

Começou bem a equipa fafense, Miguel abre o marcador aos seis minutos e o Arões já imagina poder causar um dissabor aos visitantes.

Um golo sobre o intervalo, por Furtado, coloca tudo igual.

Volta a ser a formação da casa a adiantar-se, desta feita pelo experiente Gil, mas o São Martinho empate novamente e é Furtado a bisar. O luso-francês foi importante, acabando por ser James Arthur a dar o triunfo aos forasteiros já nos cinco minutos finais.

Com esta vitória o São Martinho ultrapassa o rival directo na classificação.

O guardião Bruno Pinto, o médio Micael Babo e Dany são os totalistas dos triunfantes. Pelo Arões realizaram todos os minutos até esta ronda Marquinhos, Bruno Barbosa, Rui Lopes e Rui Rampa.

Vídeo da autoria da Fafe Tv

 

 

Câmara de Lobos 1-4 Minas Argozelo

Uma das surpresas da jornada foi a concludente vitória dos ‘mineiros’ em Câmara de Lobos, observando que a equipa transmontana contava por derrotas os cinco jogos realizados antes.

Luís Tissi deu vantagem aos visitantes, mas José Adriano empatou aos 63 minutos. Os 20 minutos finais foram de arraso, com três golos para os de Argozelo e um resultado bem definidor.

A única formação que somente utilizou portugueses até ao momento, na Série A, não só portugueses mas praticamente todos madeirenses e boa parte formada no próprio clube, sofreu um desaire que não estava nos planos à partida para o desafio.

Marco Jesus, Huguinho, André Malásia, Ricardo Fernandes e Lino Graça são os totalistas da equipa da casa. No Minas de Argozelo, que teve Gedson a bisar, o guardião Diogo Silva é o único que Forneiro utilizou a tempo inteiro.

Na ligação abaixo está o resumo da RTP Madeira do encontro.

 

Câmara de Lobos 1-4 Minas Argozelo

Vídeo da autoria da página de facebook CSD Câmara de Lobos

 

Deixe o seu comentário

bomfutebol