-- ------ Touros voam sobre jovens Águias - BomFutebol.pt
Bom Futebol

Touros voam sobre jovens Águias

Touros voam sobre jovens Águias

Numa inesperada final, Benfica e Red Bull Salzburgo disputaram o ceptro da 4.ª edição da competição sob tutela da UEFA, com o organismo que governa o futebol europeu a olhar o sucesso da experiência NextGen Series e a pegar na prova, adaptando-a a um formato primeiro apenas ajustado aos participantes na Liga dos Campeões, posteriormente num mais justo processo, que integra os campeões nacionais de juniores dos respectivos países, mesmo se as equipas seniores não marcarem presença na prova maior de clubes.

Finalista na edição inaugural, em 13/14, o Benfica repetiu presença no encontro decisivo depois de ultrapassar nas meias-finais o Real Madrid. O Red Bull Salzburgo deixou pelo caminho o Barcelona para chegar à partida de título.

O Centro Desportivo Colovray tem sido o palco das finais da UEFA Youth League, bem perto da sede da UEFA. Fonte: Nyon

Numa primeira parte equilibrada, o Benfica foi mais eficaz e na oportunidade mais flagrante criada teve no seu goleador José Gomes, como a maioria dos colegas desta final, já habituado às lides do segundo escalão português na equipa ‘B’ encarnada, o homem-golo para ganhar vantagem, resultado com que se atingiu o intervalo.

Vídeo Benfica U19 Vs Salzburg U19

Com um bloco bastante coeso, mas excessivamente recuado, João Tralhão pareceu ter dado instruções demasiado especulativas aos seus pupilos, que entraram no segundo tempo a procurar adormecer a partida, face a uma formação do Red Bull Salzburgo plena de jovens velozes, que nunca desistiram de procurar o golo.

Patson Daka já se havia revelado decisivo diante do Barcelona e voltou a sê-lo a defrontar o Benfica, igualando pouco depois de entrar no relvado.

Vídeo S.L. Benfica U19 Vs Red Bull Salzburg U19

Outro jovem oriundo do banco, Alexander Schmidt dá o golo do triunfo, quando o RB Salzburg carregava em força e o Benfica não conseguia construir jogadas.

Vídeo SL Benfica U19 Vs Red Bull Salzburg U19

Marco Rose mexeu muito bem e foi do banco, primeiro com Patson Daka, depois com Schmidt, que o Red Bull Salzburgo completou a cambalhota no resultado, virando de 0-1 para 2-1 e é o clube austríaco a vencer a edição 16/17 da UEFA Youth League.

A política desenvolvida pela Red Bull no Salzburgo, ao desenvolver academias em vários países do mundo, no Brasil, no Gana, etc, aliando-se à MLS com o NY Red Bulls, adquirindo uma pequena equipa de Leipzig para a transformar no RB Leipzig, e trazendo para os Alpes jovens valores que se vão desenvolvendo primeiro no seio dos seus países, num ambiente mais natural, depois, já no processo de finalização formativa, rumando à academia na Áustria e alinhando entre as equipas jovens e a equipa ‘satélite’, o Liefering, até à primeira equipa ou a outros clubes profissionais.

O naipe de campeões inclui o guardião polaco Bartlomiej Zynel, Daniel Antosch, Lucas Meisl, Bogan Lugonja, Daniel Raischl, Gideon Mensah, Julian Golles, Alexander Burgstaller, Sandro Ingolitsch, Benjamin Wallquist, Igor dos Santos de Paulo, Xaver Schlager, Maximilian Schuster, Nico Gorzel, Philipp Sturm, Kenan Kirim, Amadou Haidara, Dominik Stumberger, Nemanja Zikic, Maximilian Mayer, Nikola Stosic, Alexander Schmidt, Oliver Filip, Mergim Berisha, Hannes Wolf, Randy Monte, Nicolas Meister, Aldin Aganovic e Daka Patson.

Wolf, Berisha, Haidara e o correntemente lesionado Schlager já fazem parte do plantel principal e alinharam na primeira equipa, onde Upamecano (nascido em 1998) já tem importância vital que o retira deste nível competitivo inferior.

Igor, Mensah, Ingoltisch, Gorzel, Berisha, Wolf, Haidara são titularíssimos na equipa ‘B’, o Liefering, onde também são habitual escolha vários outros elementos que participaram na campanha vitoriosa do Red Bull Salzburgo.

Também o Benfica tem o grosso dos seus finalistas com rodagem de equipa ‘B’. Nesta campanha até à segunda final conquistada participaram Fábio Duarte, Jorge Silva, Diogo Cabral, Pedro Álvaro, Ricardo Mangas, Branimir Kalaica, Rúben Dias, Nuno Gonçalves, Rodrigo Borges, Zidane Banjaqui, Bruno Lourenço, João Carvalho, Diogo Mendes, Diogo Gonçalves, Ricardo Araújo, Filipe Soares, Gedson Fernandes, Florentino, João Félix, João Filipe, Sani, Tiago Dias, Mesaque Dju, Buta, José Gomes, David Tavares e Vinícius Jaú.

A via para final observou a formação portuguesa ficar na 2.ª posição do Grupo B, perdendo os dois desafios para o Dínamo Kiev e empatando no Seixal com o Besiktas.

No primeiro desafio a eliminar, em visita aos dinamarqueses do Midtjylland, os encarnados empataram a um e foi apenas dos 11 metros que decidiram a passagem.

Nos oitavos de final, novo obstáculo complicado e apenas decisão nas grandes penalidades. O oponente do Benfica foi o PSV Eindhoven, jogo fora como toda a carreira no play-off.

Seguiu-se uma viagem à Rússia e a eliminação do CSKA Moscovo por 0-2.

Vídeo CSKA U19 Vs SL Benfica U19

Diante do Real Madrid soltaram-se os génios das ‘Águias’. Se Diogo Gonçalves foi bem marcado, surgiram João Félix e João Filipe a encantar todo o público e o Benfica ultrapassou os ‘merengues’ por 4-2, num jogo bem intenso.

O campeão austríaco, sem a formação sénior na Liga dos Campeões, alinhou pelo caminho dos campeões juniores. Na ronda inaugural bateu o campeão macedónio por um acumulado de 8-0.

Também o campeão cazaque, Kairat, foi goleado, num acumulado de 9-1.

Para os playoffs o Red Bull Salzburgo viu sair-lhe os ‘Citizens’ em sorteio. Contra o Manchester City foi necessário atingir a decisão pelos 11 metros, favorável à equipa alpina.

Vídeo Salzburg U19 Vs Manchester City U19

Diante do favorito PSG, ao contrário do esperado, o Red Bull Salzburgo esmagou o concorrente com 5-0 para não deixar dúvidas. Nos quartos-de-final o oponente foi o Atlético Madrid e os austríacos ganharam por 2-1.

Face ao Barcelona, os austríacos viram de trás para vencerem e carimbarem um lugar na final da competição.

Vídeo FC Barcelona U19 Vs Red Bull Salzburg U19

 

Deixe o seu comentário

bomfutebol
Powered by Live Score & Live Score App