-- ------ Um Treinador na China – Capítulo 17 - Bom Futebol
Bom Futebol

Um Treinador na China – Capítulo 17

China

Um Treinador na China – Capítulo 17

O fim de mais uma semana de trabalho traz, até vós, mais um capítulo da minha aventura na China. No décimo sétimo capítulo deste meu diário, volto a relatar as minhas peripécias enquanto professor/treinador de futebol na Escola Primária Experimental de Yan’an. Mas desta vez também tenho algo para relatar mas no papel de jogador.

Esta foi uma semana de trabalho na escola muito mais curta. Como tinha referido no capítulo anterior, quinta e sexta feira não houve aulas. Dia 5 e 6 de Abril são dias de um feriado semelhante ao nosso 1 de Novembro, dia de “Todos os Santos”. Na China, nestes dias, boa parte dos chineses regressam às suas cidades natal para limpar e arranjar os túmulos dos seus ancestrais e prestar as suas devidas homenagens.

Desta forma a minha semana de trabalho na escola resumiu-se de segunda a quarta feira.

Aulas de Educação Física

Esta semana senti que houve um ligeiro retrocesso na qualidade das aulas de Futebol de Educação Física. Esse retrocesso deve-se essencialmente a uma semana é que as turmas que tiveram aulas comigo pareciam estar menos concentradas em fazer a aula e mais concentradas em comportamentos desviantes.

Essa menor incapacidade de se focarem nas tarefas da aula, reduziu a qualidade de execução que vinham a manter nas últimas semanas. Espero que a próxima semana traga mais tranquilidade no comportamento dos alunos, para assim voltar aos níveis de execução que vinham a demonstrar recentemente.

Afinal esta semana teve só um treino da equipa de futebol

Quando estava tudo preparado para dar duas sessões de treino à equipa masculina de 2009/2010, lembraram-se de na terça feira cancelar o treino para fazer uma reunião com os pais dos jogadores das diferentes equipas de futebol da escola, de forma a apresentar o programa de futebol da escola aos mesmos.

Foi uma sessão em especial para os pais dos novos jogadores escolhidos na tal selecção que vos falei a alguns capítulos atrás. A preocupação da escola e da Associação de Futebol de Yan’an era de fazer os pais entenderem que a prática de futebol é algo útil para a educação e futuro dos seus filhos.

Na cidade onde estou, e penso que um pouco por toda a China, o futebol é visto como algo supérfluo e até eventualmente prejudicial para os estudos dos filhos. Especialmente em idades mais avançadas, como aqueles jovens que se encontram perto de entrar na universidade, é comum os pais e os professores/diretores de turma proibirem os seus filhos e alunos de irem treinar à equipa da escola, com o pretexto de que têm que estudar. Este é um facto cultural que terá que mudar aos poucos, pois se os jovens não têm tempo para treinar é impossível que evoluam futebolisticamente.

Em relação ao único treino, realizado na segunda feira, os jogadores voltaram a demonstrar um nível bastante aceitável de execução, tendo em conta o que demonstravam no primeiro semestre. Ainda longe do nível execução que os jogadores portugueses da mesma idade costumam apresentar, mas há uma clara evolução. Penso que o facto de agora estar unicamente focado nesta equipa, permite-me a mim, e também aos jogadores, conhecer-nos melhor e perceber como melhor podemos interagir.

Regresso aos relvados

Esta semana marcou o meu regresso aos relvados como jogador, numa competição de futebol de 11. Iniciou-se na passada sexta feira a Super Liga de Yan’an. Uma liga amadora (ao nível dos campeonatos de Inatel) organizada pela Associação de Futebol de Yan’an. Alguns dos elementos da associação de futebol, estão ligados a um clube que tem a tradução em inglês do chinês de Old Friends. É uma equipa que reúne um grupo de amigos que já há muito tempo que jogam juntos na cidade de Yan’an. Fiquei muito agradado com o convite para poder jogar com eles.

No primeiro jogo dessa liga, ganhamos por 5-2. Espero que seja a primeira de muita vitórias nesta competição.

O que reservará a próxima semana

A próxima semana de trabalho começará no domingo. Como houve estes dias de feriado sem aulas, as aulas da próxima semana começam domingo e não na segunda feira. Serão, em princípio seis dias seguidos de trabalho. Espero que seja desta vez que possa ser a semana de estreia a treinar uma equipa de futebol feminino. Já ando a algum tempo a falar disto e estou realmente ansioso por esta nova experiência que se avizinha.

Seja, o que se passar na próxima semana, estarei cá para vos dar a conhecer os novos acontecimentos desta minha aventura na China.

Deixe o seu comentário

bomfutebol
Cópia não permitida! Conteúdo protegido por direitos de autor.