-- ------ Um Treinador na China - Capítulo 10 - Bom Futebol
Bom Futebol

Um Treinador na China – Capítulo 10

Um Treinador na China - Capítulo 10

Um Treinador na China – Capítulo 10

Passada mais uma semana, mais um capítulo desta minha aventura pela China. Uma semana sem aulas nem treinos, pois os estudos estão em primeiro lugar.

É verdade, na semana que passou nem uma única aula. Nem um único treino das equipas de futebol da escola que treino na China. Além do campo de futebol ainda estar coberto com neve (agora mais gelo que neve) o facto de estarmos em época de exames, retirou espaço ao futebol no restante tempo do semestre.

A escola deverá ser sempre a prioridade para um jovem, seja de país for. Mas reduzir a nada o tempo de prática do futebol por causa dos exames não me parece que seja a melhor medida. Acredito piamente, que devidamente organizados e com a devida responsabilidade, há tempo para o estudo e para a prática do futebol. Quem diz futebol, diz outra qualquer actividade extra-curricular. Aliás conjugar as duas actividades de forma equilibrada e responsável desde tenra idade, é uma excelente forma de se adquirir as capacidades necessárias para uma boa gestão do tempo. Sendo que hoje em dia, em que parece que não temos tempo para nada, ter uma boa capacidade de gestão de tempo é uma preciosa característica para o ambiente profissional, mas especialmente para o contexto pessoal.

Trabalho desta semana: limpar neve!

Pois é verdade. o meu trabalho esta semana na escola limitou-se a ajudar a limpar a neve no campo de futebol. Os responsáveis escolares bem que não queriam que o fizesse. Aliás chegaram até a proibir-me de os ajudar. Disseram que como eu era um convidado deles na China, não tinha e nem devia estar a limpar a neve. Mas eu não me sentia bem a ver os restantes professores de Educação Física a terem que ir limpar a neve e eu sem fazer nada. Por isso, mãos à obra!

Sendo eu natural da região do Algarve, o meu contacto diário com a neve é escasso. Esporadicamente desloco-me em férias a zonas que sei que neva para fazer turismo. Mas conviver o dia-a-dia com a presença da neve e constantes temperaturas negativas, tem sido uma experiência enriquecedora e totalmente diferente. Contudo confesso que já sinto saudades das temperaturas do meu belo e querido Algarve.

Passeio histórico

Após umas semanas em que as temperaturas eram pouco convidativas para andar em passeios, neste último fim de semana lá fui conhecer mais um local histórico na cidade de Yan’an. Não é que tivesse um calor radiante para andar a passear. Quando nas últimas semanas as temperaturas máximas têm variado entre os 0ºC e 2ºC de máxima, quando tens um fim de semana com temperatura máxima de 4ºC, há que aproveitar.

Desta vez fui conhecer o Quartel Revolucionário de Yangjialing. Este foi o local escolhido pelo Partido Comunista Chinês fazer o seu quartel general na cidade de Yan’an. Foi neste mesmo local que Mao Zedong, restantes líderes e proeminentes membros do Partido Comunista Chinês viveram, enquanto trabalhavam em Yan’an.

Imagem 1 – Grande auditório do quartel general de Yangjialing

Imagem 2 – Sala de Estudo/Biblioteca do Edifício Central

Além das residências de Mao Zedong e restantes membros partidários, o quartel general era composto por um auditório, onde grandes reuniões e decisões foram tomadas. Na zona central do quartel general encontra-se um edifício central que albergava a biblioteca/sala de estudo e pela sala de jantar. Tirando o auditório e o edifício central que foram construídos de raiz, as residências são compostas por pequenos alojamentos construídos na encosta da montanha, como se de cavernas se tratassem.

Imagem 3 – Residência de Mao Zedong

Imagem 4 – Residência de Mao Zedong

Pouco a relatar

Infelizmente termino este capítulo de uma forma mais pobre que os anteriores capítulos. Foi uma semana verdadeiramente insonsa, referindo-me a novas aventuras e a futebol, propriamente dito. Gostava de garantir que a próxima semana será melhor, especialmente ao que concerne ao futebol mas já fui avisado de que não haverá novamente aulas de educação física nem treinos de futebol. A próxima semana é a última semana de aulas antes das férias de Inverno e os alunos têm que estar focados nos exames que ainda têm que realizar (esta é a justificação que me foi dada).

Contudo, nunca se sabe o que a semana seguinte me possa reservar. Esperando por uma semana com poucas aventuras, espero ser surpreendido com inesperadas peripécias. Até para a semana.

Deixe o seu comentário

bomfutebol