-- ------ Um Treinador na China – Capítulo 16 - Bom Futebol
Bom Futebol

Um Treinador na China – Capítulo 16

China

Um Treinador na China – Capítulo 16

O findar de mais uma semana de trabalho traz-me de volta até vós, leitores do Bom Futebol. Este é o décimo sexto capítulo da minha aventura pela China. Não fugindo aos capítulos anteriores, este é mais um com algumas histórias engraçadas.

Neste décimo sexto episódio da minha aventura pela China contava explicar-vos como tinha sido a minha estreia a treinar uma equipa feminina. Contudo, à boa maneira chinesa, planos de última hora adiaram essa minha estreia.

Quando já estava pronto para iniciar pela primeira vez o treino da equipa feminina, fui avisado que não poderia fazê-lo nesta passada sexta-feira. A razão? Tinha que estar presente na cerimónia de encerramento de uma importante reunião de professores que decorreu durante toda esta semana, na escola que trabalho. Compareci a uma cerimónia em que não fiz mais nada do que ouvir pessoas a falar em chinês (sem nada perceber) e bater palmas quando os outros também batiam. Penso que o meu tempo teria sido melhor empregue se tivesse dado treino.

Aulas de Educação Física

Uma semana em que as aulas decorreram a um bom ritmo. Tanto alunos como alunas sentem-se cada vez mais à vontade com a bola nos pés. O comportamento deles tem sido cada vez melhor de semana para semana. Os comportamentos desviantes são cada vez menos, mesmo  continuando a existir outras aulas a decorrer por perto.

Opto sempre por incluir jogos lúdicos que tenham a condução de bola. Assim os alunos além de se divertirem com as atividades lúdicas que já conhecem (apanhada, jogo da estátua, etc.), têm contacto permanente com a bola. Se há ainda alunos que tocam a bola com a mão quando se sentem mais aflitos? Sim, ainda há. Mas por turma esse número é cada vez menor.

Equipa de Futebol

Como tinha referido no artigo anterior, a partir desta semana passei somente a treinar a equipa de 2009/2010 da escola. Esta era a equipa com mais limitações tendo as em conta as duas equipas que vinha a treinar.

Contudo, ao ficarem a saber que iriam ter competição em Julho, parece que se fez um clique na cabeça destes meninos. Não que de repente nesta semana passaram a jogar bom futebol. Mas passaram a estar mais concentrados e compenetrados no treino. Pelo menos boa parte deles. Há sempre dois ou três reguilas que por vezes desencaminham os outros. Mas o futebol também precisa de reguilas. Aliás, se calhar são os jogadores “reguilas” que dão alegria ao jogo.

Sabendo agora quando será a competição e de quantos treinos terei até esse momento, permitiu-me definir um plano a médio prazo dos  conteúdos que quero treinar. Esta será a primeira vez que faço um planeamento para uma competição a tão grande distância. Geralmente o maior período sem competição oficial é o período pré-competitivo, a chamada pré-época. Mesmo essa pré-época não costumo diferenciar muito do período competitivo, a não ser no volume de treino. Mas é um período com pouco mais de mês e meio a preparar para o início do campeonato, sendo que depois faço o planeamento microciclo a microciclo (jogo a jogo). Desta vez fiz um planeamento a três meses (Abril, Maio e Junho) para a equipa chegar a Julho o mais apta possível para a competição.

O foco nesta fase inicial está no princípio da progressão. Depois irei juntar os restantes princípios ofensivos e defensivos até chegarmos ao GR+4×4+Gr. Veremos qual a capacidade dos jogadores para absorverem e entenderem a informação que lhes pretendo passar.

Mais histórias para a semana

A minha estreia a treinar uma equipa feminina fica adiada não para a semana, mas daqui a duas semanas. Isto porque na próxima semana haverá um feriado nacional da China, sendo que não haverá aulas durante quinta e sexta feira. Como o treino da equipa de futebol feminino é à sexta feira, só daqui a duas semanas terei o prazer de treinar estas meninas.

De qualquer das formas de certeza que a próxima semana será rica em mais episódios caricatos, que terei todo o gosto em trazer até vós. Até para a semana!

Deixe o seu comentário

bomfutebol