-- ------ Uma Aventura na China – Capítulo 25 - Bom Futebol
Bom Futebol

Uma Aventura na China – Capítulo 25

Uma Aventura na China – Capítulo 25

A aventura pela China continua em mais este capítulo que chega até vós. Neste vigésimo quinto capítulo temos a cerimónia de abertura da competição de futebol da escola onde me encontro. Abordo também a primeira semana dessa mesma competição. Por fim, o resumo da semana dos treinos das equipas de futebol da escola que treino.

Cerimónia de Abertura do Torneio Escolar de Futebol

Como tinha referido no artigo anterior, nesta semana que passou teve início a competição interna de futebol da escola primária onde trabalho. Antes da bola começar a rolar, deu-se lugar a uma cerimónia de abertura ao bom estilo chinês.

Na segunda feira de manhã, logo às 8 horas, deu-se início à cerimónia de abertura. Todas as equipas que iriam competir, representando todas as turmas, do primeiro ao quinto ano, desfilaram perante os restantes alunos, e líderes escolares e educativos. Trajados com os equipamentos que iriam usar durante os jogos, todas as equipas desfilaram tendo sempre à sua frente a bandeira representativa da sua equipa.

Cada equipa criou o seu símbolo desportivo e escolheram os seus equipamentos de jogo, adaptando-os de clubes de futebol conhecidos, como caso de Real Madrid, Chelsea, Barcelona ou Atlético de Madrid. Mas a maior surpresa foi ter visto uma equipa, senão me engano do quarto ano, a escolher o emblema do Sport Lisboa e Benfica, adaptado com alguns caracteres chineses, como seu símbolo representativo. Garanto-vos que não tive qualquer influência directa na escolha, tendo ficado agradavelmente surpreendido com a escolha que fizeram. Ainda não tive a oportunidade de estar à conversa com o(a) professor(a) titular da respectiva turma para perceber o porquê desta escolha. Mas assim que tiver a oportunidade terei que lhe dizer que fizeram uma pesquisa incompleta. Pois escolheram o emblema do Benfica como símbolo da equipa mas depois equipam-se com blusa amarela e calções azuis. Talvez tenham ficam fascinados com o símbolo e depois esqueceram-se de pesquisar o resto.

Após os desfiles de todas as equipas, deu-se início ao protocolo normal deste tipo de cerimónias. Ouviu-se o hino nacional da República Popular da China e os discursos dos líderes presentes. Primeiro discursou a directora da escola, sendo que de seguida foi a vez do Presidente da Associação de Futebol de Yan’an fazer o seu discurso. Infelizmente o meu baixíssimo nível de conhecimento do mandarim impossibilitam-me que vos passe a mensagem que foi dita por estas pessoas. Antes da competição escolar ser declarada oficialmente aberta, uma representante dos árbitros e um representante dos alunos/jogadores, fizeram ambos um juramento de cumprimento das regras e valores desportivos e humanos, inerentes à prática do futebol. A cerimónia ficou concluída com o disparo de uma rajada de foguetes. Na China é bastante comum o uso do fogo de artifício para celebrar algum evento.

Para dar uma ligeira ideia do que seria a competição de futebol (boa parte dos alunos na escola nunca viu um jogo de futebol em toda a vida), as equipas de futebol 2005/2006 e 2007/2008, fizeram um jogo de demonstração, com vitória clara para a equipa mais velha.

Em seguida, seguem alguns registos fotográficos e em vídeo de toda a cerimónia de abertura.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12

Início da Competição

Com início a 4 de Junho e fim a 5 de Julho, esta competição terá a duração de cinco semanas. Em cada semana terá lugar a competição de cada ano escolar. Na primeira semana foi a competição do primeiro ano, sendo que na semana seguinte terá lugar a competição do segundo ano, e assim sucessivamente. O formato da competição não consegui perceber, devido a problemas na tradução. Contudo deu-me a entender que seria em espécie de liga, em que todas as equipas jogam umas contra as outras uma única vez.

Nesta primeira semana os jogos foram de GR+6×6+GR e penso que seja este o formato do jogo de toda a competição. Dos sete elementos em campo, há a obrigatoriedade de duas serem jogadoras, promovendo de certa forma o futebol feminino. Como não fui consultado antes do início da prova, tive de lhes dizer que na minha opinião este não era o melhor formato, ainda por cima para crianças do primeiro ano. Isto porque além do campo ser muito grande (meio-campo de um campo de futebol de 9), com baliza de futebol de 7, a maior parte dos jogadores não vai ter contacto com a bola. Como se pode ver nos vídeos que se seguem, o baixo nível de conhecimento de jogo, normal para esta idade, faz com se assista ao “jogo nuvem”. O que se verifica em campo são os dois guarda-redes, um em cada baliza, e depois uma nuvem de 12 jogadores em redor da bola. Ganhará vantagem quem conseguir ultrapassar a barreira de jogadores com um pontapé mais forte e conseguir chegar perto da baliza adversária. A resposta por parte da organização é de que os líderes escolares queriam muitos alunos a participar por cada turma.

Como disse, este é um fenómeno normal em jogadores desta idade, em qualquer parte do mundo. Os jogadores estão numa fase de desenvolvimento em que o seu mundo é o jogador e a bola e não têm a perfeita noção do valor da cooperação com colegas. É por isso normal ver jogadores da mesma equipa tirarem a bola uns aos outros, ou a atrapalhar as acções uns dos outros, nesta fase de desenvolvimento. Na minha opinião deveriam jogar num campo mais reduzido e num formato de GR+4×4+GR. E se queriam promover que mais jogadores jogassem que tornassem obrigatório que a equipa que inicia a segunda parte deverá ter jogadores totalmente novos da que começa o jogo, por exemplo.

A verdade é que os alunos só querem é jogar e divertirem-se. Eles terem esta experiência de defenderem o símbolo da sua turma, como se fosse um clube, é algo bastante positivo para eles. Julgo a iniciativa bastante boa para promover o futebol por todos os alunos da escola, contudo penso que poderão melhorar nos aspectos que referi anteriormente e tornar a competição ainda mais apetecível para os jogadores.

Equipa de futebol de 2009/2010

Foi uma semana de treinos positiva. Primeiro, porque após algumas semanas somente a treinar uma vez por semana, desta vez consegui ter os dois treinos que costumam estar planeados. Num segundo plano, os jogadores demonstraram no primeiro treino terem os primeiros dois princípios de jogo (ofensivo e defensivo) apreendidos e na primeira abordagem do terceiro e quarto princípios tiveram melhor do que eu estava à espera.

Obviamente que o nível de execução técnica ainda é bastante inconstante, o que é esperado para esta idade e para o nível “futebolístico” destes jogadores. Mas a intencionalidade de jogo em largura e a procura de espaços em profundidade (roturas), quando se está a atacar, foi algo que me surpreendeu bastante. Em termos defensivos é que existe muita passividade nas acções mas penso que com o tempo que eventualmente faltará até ao início da competição, que conseguirei encontrar a forma certa dos jogadores melhorarem.

Na próxima semana

Na semana que se segue será a competição de “inter-turmas” do segundo ano. Espero ver a mesma alegria de jogar que vi nos jogadores do primeiro ano mas talvez com uma ligeira melhor capacidade de jogo.

Após uma semana positiva de treinos da equipa masculina de 2009/2010, que a próxima semana seja no mínimo semelhante ou até melhor. Aguardo que para a semana volte aos treinos da equipa feminina. Infelizmente nesta semana não tive o treino da equipa feminina devido à chuva que caiu durante todo o dia de treino.

Seja qual for a peripécia que aconteça na próxima semana, cá estarei para vos trazer até vós. Até para a semana.

Deixe o seu comentário

bomfutebol